quinta-feira, 29 maio,2025
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7 etapas fundamentais para oferecer um bom treinamento em gestão de estoque para hotéis

Não é exagero: na hotelaria, administrar o inventário com precisão é tão importante quanto oferecer um bom atendimento. Afinal, quando isso não ocorre, o empreendimento é obrigado a lidar com compras mal planejadas, produtos vencendo nas prateleiras, armazéns sobrecarregados desnecessariamente ou, o que é ainda pior, a indisponibilidade de itens, algo que frustra bastante as expectativas dos hóspedes. Para driblar todos esses perrengues, a dica é uma só: investir em treinamento em gestão de estoque para hotéis.

Embora o inventário seja parte dos bastidores de um meio de hospedagem, sendo invisível para a maioria das pessoas que frequenta o local, negligenciar sua relevância não pode, e nem deve, ser uma opção. Acredite, é fácil perder o controle – e isso é o oposto de eficiência operacional, o objetivo principal de qualquer negócio que deseja prosperar.

Uma equipe devidamente capacitada é capaz de transformar o estoque em aliado e, acima de tudo, em diferencial competitivo. Neste post você verá como preparar o seu time para um dia a dia mais fluido e estratégico, contribuindo para a construção de uma cultura que evita desperdícios, otimiza recursos e, de quebra, trabalha em prol da satisfação dos clientes.

Como oferecer treinamento em gestão de estoque para hotéis em 7 etapas

1. Garanta que os colaboradores saibam o básico

Garantir que os funcionários conheçam a fundo as melhores práticas para o controle de estoque é o passo número um para alcançar a eficiência na área | Crédito: Freepik
Garantir que os funcionários conheçam a fundo as melhores práticas para o controle de estoque é o passo número um para alcançar a eficiência na área | Crédito: Freepik

Comece de modo simples. Reserve um tempo para falar em detalhes sobre o que o estoque significa para a operação do hotel, reiterando como o êxito em todas as áreas – do restaurante à arrumação dos quartos – depende de um controle eficiente e inteligente dos insumos.

Assegure que todas as pessoas que lidam com o estoque, direta ou indiretamente, estejam familiarizadas com os conceitos essenciais da gestão de inventário. Por exemplo, explique a diferença entre estoque mínimo e estoque de segurança, certificando-se de que todo mundo entenda que existe o timing perfeito para acionar um fornecedor e solicitar uma nova remessa. Do contrário, o empreendimento corre o risco de jogar dinheiro fora ao ver a vida útil de seus produtos terminar antes mesmo de eles chegarem ao consumo. Para uma ajudinha extra, sugerimos a leitura do post Gerenciamento do ciclo de vida dos produtos em estoque em 3 passos.

Caso sejam identificados sinais de deterioração em um ou mais produtos e chegue o momento de removê-los do estoque, é crucial que isso seja reportado – e realizado – adequadamente. Por isso, apresente as políticas e procedimentos específicos do hotel não apenas para descarte, mas também para recebimento, armazenamento e requisição de mercadorias, reforçando a obrigatoriedade de cumprir integralmente as normas de segurança e higiene.

2. Defina as responsabilidades de cada um

A gestão de inventário é uma tarefa complexa e que exige organização; por isso, é necessário se certificar de que cada pessoa da equipe saiba exatamente quais são as suas responsabilidades | Crédito: Freepik
A gestão de inventário é uma tarefa complexa e que exige organização; por isso, é necessário se certificar de que cada pessoa da equipe saiba exatamente quais são as suas responsabilidades | Crédito: Freepik

Para que um treinamento em gestão de estoque para hotéis seja efetivo, é preciso deixar claro que cada pessoa do time tem uma responsabilidade – e tenha certeza de que todos estejam cientes de seu papel e de suas atribuições.

Quem receberá as mercadorias? Quem ficará encarregado da contagem dos itens? E quem cuidará da reposição nas prateleiras? Uma boa prática é criar um organograma funcional, destacando a contribuição de cada colaborador dentro da cadeia de abastecimento. Além disso, vale dedicar um tempo para documentar e descrever as atividades de cada cargo, garantindo que todos saibam exatamente o que se espera deles. Ter essas funções bem definidas evita retrabalho e falhas de comunicação.

3. Capacite a equipe quanto ao uso de softwares de gestão de inventário

De nada adianta contar com softwares supermodernos de controle de inventário se eles não fizerem parte da pauta do treinamento em gestão de estoque para hotéis | Crédito: Freepik
De nada adianta contar com softwares supermodernos de controle de inventário se eles não fizerem parte da pauta do treinamento em gestão de estoque para hotéis | Crédito: Freepik

Se o meio de hospedagem utiliza softwares para aprimorar a gestão de estoque, é dever dos gestores garantir que os funcionários saibam utilizá-los – e utilizá-los de forma completa, indo muito além do básico técnico. Tendo o apoio da tecnologia e da automação, o hotel consegue reduzir drasticamente a ocorrência de erros de modo geral, tais como erros de digitação, registro incorreto de dados e perda de timing com fornecedores.

Esses programas rastreiam a entrada e a saída de itens, sinalizam quais são os produtos mais populares – dados especialmente úteis, sobretudo no que se refere a prever demandas de acordo com a sazonalidade –, indicam onde cada item está armazenado, enviam alertas de reposição quando níveis mínimos são atingidos e monitoram lotes e prazos de validade, algo essencial para a área de Alimentos & Bebidas. Além disso, podem sincronizar os dados do estoque com os departamentos de compras, vendas e reservas, oferecendo uma visão macro e facilitando a tomada de decisões.

Portanto, incluir os softwares na pauta do treinamento em gestão de estoque para hotéis não é apenas recomendável; é essencial para desbloquear o potencial da tecnologia e fazer dela uma aliada estratégica.

4. Combine treinamentos específicos com treinamentos cruzados entre as áreas

Para obter bons resultados com a gestão de inventário, aposte em treinamentos específicos e em treinamentos cruzados entre os departamentos para evitar inconsistências e para fomentar o uso consciente dos recursos do hotel | Crédito: Freepik
Para obter bons resultados com a gestão de inventário, aposte em treinamentos específicos e em treinamentos cruzados entre os departamentos para evitar inconsistências e para fomentar o uso consciente dos recursos do hotel | Crédito: Freepik

É extremamente comum que um mesmo produto seja utilizado por vários departamentos. No entanto, isso não significa que os departamentos devam gerenciar o inventário individualmente, operando com critérios e métodos próprios, pois isso abre caminho para inconsistências e falhas no abastecimento.

Sendo assim, uma das melhores práticas para o controle de estoque é apostar primeiro em treinamentos específicos, que realcem as particularidades de cada área, e depois em treinamentos cruzados, principalmente quando há o compartilhamento de insumos. Essa é uma maneira infalível de alinhar processos e estimular a visão sistêmica, de modo que cada equipe compreenda o impacto de suas ações no todo.

Aqui vão dois exemplos para elucidar:

  • treinamento específico para A&B: foco em controle de validade dos produtos, com destaque para a aplicação do método FIFO (First In, First Out), que prioriza o uso de itens mais antigos para evitar que cheguem ao vencimento e tenham de ser descartados; armazenamento correto de diferentes tipos de alimentos e bebidas, atentando para níveis adequados de temperatura e umidade; ações que minimizam desperdícios, como doações de alimentos em boas condições à caridade ou uso de orgânicos para compostagem;
  • treinamento cruzado entre os núcleos de A&B e governança hoteleira: ao perceber que insumos comuns aos dois departamentos, como sacos de lixo, produtos de limpeza e papel-toalha, estão sendo solicitados em duplicidade, o empreendimento pode optar por um treinamento cruzado, visando padronizar as requisições de materiais (de preferência utilizando um único tipo de formulário) e estabelecer critérios para reposição, levando em consideração o consumo médio semanal de ambos os setores, por exemplo. O objetivo é tornar mais preciso o processo de aquisição de produtos e desenvolver um nível de consciência maior envolvendo o uso dos recursos do hotel.

5. Promova workshops com exemplos reais – e recicle o conhecimento continuamente

Uma das melhores práticas para o controle de estoque é promover workshops regulares sobre o tema, atualizando a equipe quanto a novas práticas | Crédito: Freepik
Uma das melhores práticas para o controle de estoque é promover workshops regulares sobre o tema, atualizando a equipe quanto a novas práticas | Crédito: Freepik

É sempre interessante quando o treinamento em gestão de estoque para hotéis utiliza exemplos reais para demonstrar o impacto que as más decisões geram ao caixa e à operação do empreendimento. Isso aproxima a teoria da prática e permite que as informações sejam absorvidas com mais facilidade, uma vez que os participantes conseguem entender melhor como aplicar as dicas em seu dia a dia. Melhor ainda se as capacitações incorporarem simulações, já que esse formato ajuda a consolidar o aprendizado e desenvolve o raciocínio crítico necessário para lidar com imprevistos com autonomia e segurança.

O ideal é que os treinamentos sejam periódicos, hein! É preciso manter todo mundo atualizado quanto a novas práticas, novas diretrizes internas ou mesmo novas funcionalidades envolvendo os sistemas de gestão de estoque.

6. Não fique só no blá-blá-blá

Vá além do conteúdo abordado em palestras e complemente o treinamento em gestão de estoque para hotéis com guias, manuais ilustrados e tutoriais em vídeo | Crédito: Freepik
Vá além do conteúdo abordado em palestras e complemente o treinamento em gestão de estoque para hotéis com guias, manuais ilustrados e tutoriais em vídeo | Crédito: Freepik

Palestras são uma ótima maneira de apresentar conceitos e estimular o debate – e têm, sim, o seu valor. No entanto, vale a pena ir além e usar outros recursos para complementar e aprofundar o aprendizado. Elabore guias e manuais ilustrados que possam ser utilizados para consultas, documentando cada etapa da gestão de inventário, instruções passo a passo, exemplos e checklists. Se possível, invista também na criação de vídeos, adicionando dinâmica à capacitação e aumentando as chances de os participantes internalizarem o conteúdo.

7. Dê feedbacks e reconheça o bom desempenho

Para aprimorar mais e mais a gestão de inventário, use e abuse do feedback – e esteja disposto a ouvir o que o time tem a dizer também | Crédito: Freepik
Para aprimorar mais e mais a gestão de inventário, use e abuse do feedback – e esteja disposto a ouvir o que o time tem a dizer também | Crédito: Freepik

Um dos jeitos de descobrir a eficácia dos treinamentos é acompanhar alguns indicadores, como redução de perdas, conformidade entre estoque físico e o que consta em sistema e nível de agilidade nas reposições. Caso a análise seja positiva, faça questão de reconhecer a performance satisfatória e exalte os acertos da equipe. A tarefa é complexa e exige bastante responsabilidade.

A ideia é ir lapidando aqui e ali até atingir a excelência, o que demanda feedbacks regulares e construtivos sobre os pontos que devem ser aperfeiçoados. Isso vale para o lado dos colaboradores também, viu? Ouça o que eles têm a dizer sobre como aprimorar a gestão de inventário, incentivando sua participação constante ao longo de todo o processo.

É claro que a gente sabe que nada disso acontece da noite para o dia, mas fica aqui a nossa conclusão: adotar as melhores práticas para o controle de estoque é o que separa uma operação que apenas funciona de uma que realmente performa. Agora queremos ouvir de você: que desafios sua equipe enfrenta nessa área? Como tem buscado superá-los? Deixe um comentário!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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