Agenda trimestral
O Portal do Hoteleiro preparou uma agenda de temas estratégicos para os meses de maio, junho e julho de 2025, com base em uma pesquisa detalhada realizada junto aos principais veículos de comunicação especializados no setor hoteleiro de nove países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Esta pesquisa permitiu identificar as principais tendências e necessidades de conteúdo para os profissionais da área, garantindo que cada tema abordado seja relevante e atualizado.
Os leitores do Portal do Hoteleiro estão convidados a sugerir temas adicionais para as próximas edições. Para participar, basta estar credenciado no portal, garantindo acesso exclusivo e a possibilidade de colaborar na construção de uma plataforma que atende às necessidades reais do mercado de hospitalidade.
Maio/ 2025
Governança
ESG: o que é e como aplicar as melhores práticas na hotelaria
Manutenção
Checklist essencial de manutenção preventiva para quartos de hotel
A&B – Alimentos e Bebidas
Engenharia de cardápio: o que é, como aplicar e por que o método pode favorecer a rentabilidade de bares e restaurantes
Marketing e Vendas
Como construir uma marca forte no setor hoteleiro
Reservas
Overbooking estratégico: como equilibrar ocupação máxima sem prejudicar a experiência do hóspede
Recepção
Microexperiências na recepção: pequenos detalhes que causam um primeiro impacto memorável
Eventos
Tendências e desafios do mercado de eventos corporativos em 2025
Recursos Humanos
Muito além da hospitalidade: o papel dos hotéis no atendimento a demandas pontuais dos hóspedes
Estoque
Como treinar a equipe para obter uma gestão de estoque eficiente
Compras
Procurement: o que é, principais atividades, como pode ajudar no setor de Compras e benefícios proporcionados para a empresa/hotel
Tecnologia
Utrippay, a primeira adquirência do Brasil criada exclusivamente para a hotelaria
Associativismo
Cases/exemplos reais de como as entidades setoriais contribuem para a superação de desafios e para o crescimento das empresas
Junho/ 2025
Governança
A importância de promover uma cultura organizacional que valorize a diversidade e a inclusão em todos os níveis
Manutenção
Como o paisagismo e a manutenção de áreas externas influenciam na percepção de qualidade por parte do hóspede
A&B – Alimentos e Bebidas
Estratégias para aumentar a receita do(s) restaurante(s) mesmo fora da alta temporada
Marketing e Vendas
Otimização SEO para sites de hotéis: dicas para aumentar a visibilidade online, atrair visitantes orgânicos e gerar mais reservas
Reservas
Pacotes e ofertas especiais: insights para criar combos de hospedagem atrativos em períodos de baixa ocupação
Recepção
Indicadores e feedbacks para avaliar o desempenho da equipe de recepção
Eventos
Aspectos e estratégias fundamentais para tornar os eventos mais inclusivos
Recursos Humanos
O que a área de RH pode fazer para promover a diversidade nas empresas
Estoque
Gestão de estoque para pequenos hotéis e pousadas: boas práticas para quem ainda não tem muitos recursos
Compras
Dicas de negociação para obter descontos e condições especiais na hotelaria
Tecnologia
iComo a gamificação pode engajar funcionários e hóspedes
Associativismo
Panorama: como o associativismo fortalece os pequenos hotéis e permite que eles compitam com grandes redes hoteleiras
Julho/ 2025
Governança
A força da governança corporativa em momentos de crise
Manutenção
Como elaborar um plano anual de manutenção para hotéis
A&B – Alimentos e Bebidas
Campanha global “Plastic Free” e práticas sustentáveis nos serviços de alimentação e hospedagem
Marketing e Vendas
E-mail marketing inteligente para hotéis: como construir relacionamento antes e depois da estada
Reservas
Central de reservas: a importância de estruturar um atendimento de alto padrão
Recepção
Qual é o perfil ideal do recepcionista de hotel?
Eventos
Métricas e KPIs que permitem medir o sucesso de um evento
Recursos Humanos
Os diferentes estilos de liderança e suas principais características
Estoque
Recomendações gerais e melhores estratégias para a gestão de estoque voltada a eventos corporativos e sociais realizados no hotel
Compras
Como usar Big Data nas compras para a hotelaria e tomar decisões baseadas em análises de mercado
Tecnologia
Vantagens e desafios dos sistemas de gestão hoteleira baseados em nuvem
Associativismo
Os benefícios para a carreira gerados pela participação ativa em uma associação hoteleira
Relembre as pautas do último trimestre
Governança
Fevereiro: transparência e conformidade, os segredos de um hotel de sucesso
Março: por que a área de governança hoteleira é o coração do hotel?
Abril: governança digital e a gestão eficaz de dados e novas tecnologias
Manutenção
Fevereiro: como escolher um profissional de manutenção hoteleira
Março: dicas para aderir à sustentabilidade nas operações de manutenção
Abril: gestão de manutenção hoteleira por um expert no assunto
A&B – Alimentos e Bebidas
Fevereiro: como instaurar uma cultura de alimentação saudável
Março: experiências gastronômicas personalizadas
Abril: precificação do cardápio em restaurantes de hotel
Marketing e Vendas
Fevereiro: a coleta de dados e a personalização do atendimento
Março: tendências de marketing digital que potencializam os resultados
Abril: dicas práticas que melhoram a comunicação na hotelaria
Reservas
Fevereiro: por que vale a pena se render aos sistemas de reservas inteligentes
Março: tendências em políticas de cancelamento
Abril: paridade tarifária em hotéis
Recepção
Fevereiro: como evitar fraudes e garantir a autenticidade de documentos no check-in
Março: as vantagens do uso de chatbots no atendimento ao cliente
Abril: procedimentos de emergência em hotéis
Eventos
Fevereiro: os benefícios de apostar em eventos híbridos
Março: exemplos de experiências imersivas em eventos
Abril: a relevância crescente da sustentabilidade aplicada à realização de eventos
Recursos Humanos
Fevereiro: como identificar profissionais com perfil de liderança
Março: iniciativas que ajudam a evitar o burnout entre os funcionários
Abril: desafios e caminhos para estimular a equidade racial na hotelaria
Estoque
Fevereiro: a automação de inventário e seus benefícios estratégicos
Março: como encontrar o equilíbrio entre estoque mínimo e estoque de segurança
Abril: gerenciamento do ciclo de vida dos produtos
Compras
Fevereiro: digitalização dos processos de compras
Março: sourcing sustentável e os critérios para a escolha de fornecedores
Abril: como melhorar a gestão de fornecedores e potencializar a performance
Tecnologia
Fevereiro: atributos dos hotéis inteligentes que estão redefinindo a hospitalidade
Março: cibersegurança em hotéis
Abril: como viabilizar pagamentos digitais em hotéis
Associativismo
Fevereiro: o poder da automotivação no sucesso profissional
Março: oportunidades de negócios para 2025 no mercado hoteleiro brasileiro
Abril: a importância do RSVP e a exacerbação do individualismo