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terça-feira, 1 abril,2025
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Automação inteligente: os benefícios da RPA na hotelaria

Reservas processadas instantaneamente, check-in e checkout descomplicados, redução drástica de erros… Quem trabalha em hotéis sabe bem o peso de cada um desses atributos. A parte boa é que nada disso é um sonho distante: esta realidade pode ser alcançada com a automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês).

Se o termo é novo para você, não se preocupe! Vamos explicar o que ele significa e por que a implementação da RPA na hotelaria traz consigo mais produtividade, economia e qualidade de serviço.

O que é RPA?

RPA é uma tecnologia que utiliza robôs virtuais para assumir tarefas repetitivas, que teriam de ser feitas por uma pessoa. A principal vantagem é o ganho de eficiência operacional, já que a equipe pode focar no atendimento ao cliente e em atividades estratégicas. A ideia é delegar apenas as tarefas rotineiras, mantendo o que é mais complexo e de maior valor nas mãos dos colaboradores. Ao mesmo tempo, atua na redução de custos, eliminando a necessidade de ampliar o time para absorver essas demandas.

RPA na hotelaria: exemplos na prática

A inserção manual de reservas no sistema é um ótimo exemplo de como utilizar a RPA na hotelaria. A tecnologia não apenas automatiza este processo, identificando as reservas feitas por todos os canais (via site, ligações, agências de viagens etc.), como ainda valida os dados recebidos e checa a disponibilidade. De quebra, oficializa a confirmação ao hóspede. Demais, né?

Além disso, a RPA entrega mais agilidade no check-in, seja com a implantação de web check-in, seja com totens de autoatendimento. Essa automatização, inclusive, conta pontos para a personalização, visto que o sistema pode enviar mensagens de boas-vindas para os e-mails cadastrados e fornecer informações relevantes sobre a estada.

Quanto ao checkout, as vantagens da RPA na hotelaria envolvem geração automática da fatura, já compilando os gastos durante a hospedagem (com frigobar e refeições, por exemplo), processamento rápido de pagamentos (caso não tenham sido feitos no check-in) e envio imediato de recibos e comprovantes.

Cabe ressaltar ainda os ganhos na gestão de inventário. Afinal, o software monitora a quantidade de produtos no estoque e pode até solicitar a reposição automaticamente, evitando o desperdício e a falta de suprimentos.

Você é a favor da RPA na hotelaria? Deixe sua opinião!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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