quinta-feira, 6 fevereiro,2025
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Afinal, quais são as vantagens do compliance na hotelaria?

Embora o nome venha do inglês, “compliance” é um termo popular entre as empresas no Brasil: quer dizer que a companhia segue à risca todas as leis, regulamentos e normas que regem seu setor de atuação. Se essa prática vier embasada em princípios éticos, como transparência, integridade e responsabilidade social, melhor ainda!

Sabendo disso, explicar a importância de compliance na hotelaria é fácil, fácil. Para começar, a operação de um hotel exige o cumprimento de uma série de legislações: leis trabalhistas e ambientais, normas sanitárias, proteção de dados, Código de Defesa do Consumidor… Tudo isso oferece respaldo aos funcionários e aos hóspedes, que encontram no empreendimento um ambiente seguro (literal e figurativamente falando).

E essa é só a pontinha do iceberg, viu? Tem muito mais a ser dito sobre o assunto, como você vai descobrir agora.

Políticas claras e conduta exemplar: isso é compliance na hotelaria

Acima de tudo, os hotéis devem saber lidar com pessoas – e pessoas do mundo inteiro, com culturas e valores diferentes. Portanto, faz todo o sentido investir em um código de conduta e em programas de capacitação, que orientem e sensibilizem os funcionários sobre a melhor forma de agir em determinadas situações.

Ao mesmo tempo, a diversidade de clientes demanda que as políticas do hotel sejam claras para todos, sem exceção. Isso vale para regras de preços e cancelamento, serviços oferecidos, aplicação de taxas e até para a maneira como é feita a coleta e a gestão de dados pessoais, por exemplo. Dar uma atenção especial a esses pontos evita problemas jurídicos, além de fortalecer a confiança e a credibilidade do hotel. Olha o compliance na hotelaria fazendo a sua parte!

A reputação agradece

Compliance na hotelaria é um investimento de longo prazo, já que é preciso rever todo o sistema de governança e arcar com sua implementação. No entanto, a decisão traz dois trunfos: faz bem à reputação e é uma baita vantagem competitiva. Afinal, hotéis que são reconhecidos por suas práticas éticas e que têm uma cultura organizacional forte passam uma imagem mais positiva, atraem mais clientes, conseguem reter talentos e evitam gastos com multas por se adequarem às legislações vigentes. Ou seja, todos os stakeholders saem ganhando.

Agora é sua vez: quais vantagens você vê com o compliance na hotelaria? Comente!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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