quarta-feira, 12 março,2025
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Destaque-se com a gastronomia em hotéis: 4 ideias para surpreender os hóspedes

Por muito tempo a gastronomia em hotéis foi sinônimo de buffets fartos e menus padronizados. Apesar de essa ser uma fórmula que continua funcionando, a percepção dos hóspedes mudou: se antes a culinária era vista como um serviço complementar, hoje ela pode ser a razão número um para uma pessoa querer visitar determinado destino.

Sabe aquela expressão “pensar fora da caixa”? Pois a inovação na cozinha conta muitos pontos para o meio de hospedagem. Quando aplicada corretamente, pode render um bom aumento no ticket médio, atraindo um público disposto a pagar mais caro em nome de uma experiência exclusiva. E isso vale tanto para grandes redes quanto para pequenas pousadas e hotéis boutique.

Existem diversas maneiras para a gastronomia em hotéis evoluir para um diferencial competitivo. Uma delas é usar a personalização para sair do lugar-comum e transformar a hora de comer em uma vivência única. Selecionamos para este post quatro ideias que refletem essa tendência e que podem fazer toda a diferença na estada do hóspede, esteja ele em um empreendimento pertencente a uma marca já consolidada ou em um hotel independente. Será que você já aplica alguma delas? Confira!

Top 4 sugestões para incrementar a gastronomia em hotéis

1. Esteja disposto a adaptar o menu

Nem todo mundo gosta ou pode comer as mesmas coisas. Sendo assim, não faz sentido tentar enquadrar as necessidades de todos os hóspedes em um só cardápio, especialmente se não houver flexibilidade para adaptá-lo. Tenha em mente que existem vários tipos de restrições alimentares. Elas podem ser motivadas por questões pessoais (caso do veganismo e do vegetarianismo), de saúde (como intolerância ao glúten e à lactose e dietas específicas para diabéticos) ou religiosas (a exemplo da cozinha kosher, característica do judaísmo).

Restaurantes que levam essas restrições a sério e se dispõem a sair do menu para atender às necessidades dos clientes conseguem criar conexões mais profundas com eles. Nem é preciso dizer o quanto isso é fundamental em um setor como a hotelaria, que depende da satisfação dos visitantes para prosperar, né?

Outra possibilidade que dá um up na gastronomia em hotéis é trabalhar com cardápios “paralelos”, como um menu gourmet que contenha somente opções veganas. A oferta de pratos disponíveis pode até ser menor se comparada ao menu principal; entretanto, o cuidado no preparo e a atenção à qualidade devem permanecer inalterados. Do contrário, os hóspedes podem acabar frustrados.

Contar com um cardápio enxuto, mas cuidadosamente elaborado, pode ser o diferencial da gastronomia em hotéis independentes, os quais dificilmente têm a mesma estrutura e os mesmos recursos das grandes redes. Isso porque, ao mover o foco dos buffets supercompletos para a criação de pratos sob demanda, o que vem como consequência é uma experiência mais personalizada e autêntica.

2. Vá além do “servir comida”

Jantares temáticos são boas opções para aprimorar a gastronomia em hotéis: além do cardápio diferente, são a oportunidade perfeita para transformar o empreendimento com uma decoração especial | Crédito: Freepik
Jantares temáticos são boas opções para aprimorar a gastronomia em hotéis: além do cardápio diferente, são a oportunidade perfeita para transformar o empreendimento com uma decoração especial | Crédito: Freepik

Inovar todos os dias é difícil, a gente sabe. Porém, com um bom planejamento é possível criar experiências imersivas ao longo do ano, adicionando um toque de entretenimento à hora das refeições.

Dada a infraestrutura dos meios de hospedagem, jantares temáticos costumam ser ótimos chamarizes. A parte boa é que dá para deixar a criatividade rolar solta no momento de definir o tema: que tal promover um banquete medieval, uma noite árabe ou uma homenagem às delícias de um fondue suíço? O cardápio deve acompanhar a temática, é claro, mas, além disso, a dica é criar um clima diferente, usando elementos decorativos que remetam ao tema escolhido e caprichando na trilha sonora.

Ah, e não é preciso que haja um investimento necessariamente pesado para encantar os hóspedes, viu? Hotéis independentes podem se beneficiar do número menor de pessoas para entregar uma experiência diferenciada. Um jantar à luz de velas, uma tarde voltada à degustação de receitas típicas e a oferta de menus sazonais com o uso de ingredientes fresquinhos já deixam lembranças positivas. Dependendo do perfil dos visitantes, mesmo a organização de um churrasco pode ser mais que bem-vinda.

Iniciativas assim conquistam os hóspedes, ajudam a manter a taxa de ocupação elevada e, de quebra, têm mais chances de viralizarem nas redes sociais – e de forma totalmente orgânica, o que é ainda melhor. Não à toa, olhar com carinho para a gastronomia em hotéis é uma estratégia essencial para empreendimentos que desejam se diferenciar da concorrência e fidelizar clientes.

3. Estimule o hóspede a colocar a mão na massa (literalmente!)

Manter o alto padrão na gastronomia em hotéis significa trazer os melhores chefs para o time. Por que, então, não aproveitar essa oportunidade de ouro para aproximar esses profissionais dos hóspedes por meio de workshops e aulas regulares de culinária?

Seja para aprender a preparar o carro-chefe do cardápio, receitas tradicionais da região na qual o hotel está inserido ou pelo simples prazer de ficar lado a lado com um expert, essa é uma ação que vem com uma série de benefícios. Entre eles, podemos ressaltar a associação do empreendimento a uma experiência positiva – o que contribui decisivamente para o fortalecimento da marca – e a geração extra de receita, já que, além das aulas em si, o hotel pode lucrar com vendas de ingredientes e temperos, por exemplo.

Ao mesmo tempo, rola uma valorização da culinária local e o aumento da credibilidade do empreendimento entre os adeptos do chamado turismo gastronômico.

4. Use outras áreas além do restaurante

Vale a pena investir em degustações de vinhos e em outras ações gastronômicas para se destacar da concorrência e atrair novos clientes | Crédito: Freepik
Vale a pena investir em degustações de vinhos e em outras ações gastronômicas para se destacar da concorrência e atrair novos clientes | Crédito: Freepik

Uma das vantagens de querer aprimorar a gastronomia em hotéis é que as ações não precisam ser restritas ao restaurante. Transforme o jardim em um espaço perfeito para um piquenique ou um café da manhã ao ar livre, incentivando os hóspedes a saborearem frutas da estação e alimentos orgânicos enquanto aproveitam o contato com a natureza. Outra ideia que pode ser interessante é adaptar parte da infraestrutura para criar estações de degustação de vinhos produzidos na região, com um sommelier dando dicas de harmonizações e uma seleção de pães e queijos para acompanhar.

Se o hotel for à beira-mar, use a praia como cenário: espalhe fogueiras e tendas, prepare um cardápio especial e convide os visitantes para um luau. Agora, caso os arredores tenham amplas áreas verdes, organize tours a fazendas locais e permita que os hóspedes conheçam a origem de certos ingredientes utilizados pelo hotel e até mesmo participem do preparo de alguma iguaria.

Como você deve ter percebido, a gastronomia em hotéis está cada vez mais diversificada e cheia de possibilidades. Quais dessas ideias você acredita que fazem mais sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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