Dizer que é preciso investir em estratégias de marketing digital para alavancar os negócios não é novidade: 94% das empresas no país já fazem isso. Pelo menos foi o que apontou a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, lá em 2019. Entretanto, este mesmo estudo acionou um alerta: só 5% dessas mesmas companhias acreditam que suas estratégias sejam eficazes.
No universo online, ganha quem tem mais alcance, embora isso não baste. O lema é entregar a mensagem certa para o público certo – e sem perder o timing. A parte boa é que fazer isso não é nada de outro mundo, ainda mais com a inteligência artificial (IA) para dar um empurrãozinho.
Marketing de conteúdo
A ascensão dos influenciadores popularizou o “fazer conteúdo”, que corresponde a uma das principais estratégias de marketing digital. Ou seja: a criação (e a distribuição) de conteúdo relevante para o público-alvo, a fim de atrair e fidelizar clientes.
Esse conteúdo pode vir como e-book, podcast, vídeo, post de blog, infográfico. Porém, para que a estratégia seja bem-sucedida, a empresa deve fazer a lição de casa, como definir a linguagem e o tom de voz adequados e estar presente nos canais corretos. Afinal, não adianta concentrar todos os esforços na produção de uma newsletter e ter um público que busca por informações nas redes sociais, por exemplo.
Campanhas personalizadas
Personalização é a menina dos olhos das estratégias de marketing digital. E a IA pode ser uma peça-chave neste sentido, com ferramentas que analisam o histórico dos hóspedes e processam grandes volumes de dados, identificando preferências e padrões de comportamento. Isso sem mencionar a possibilidade de implementar sistemas de precificação dinâmica, que ajustam as tarifas com base na demanda e no perfil do cliente.
Dessa forma fica mais fácil de acertar a mão nas campanhas e obter resultados – e vendas – sempre melhores.
Engajamento via redes sociais
Usar as redes sociais com sabedoria é dominar uma das mais poderosas estratégias de marketing digital. As empresas conseguem acompanhar o que os usuários pensam sobre a marca e interagir diretamente com eles, ajustando o que for preciso para atender às suas necessidades. Nutrir este engajamento reforça a credibilidade da companhia, humaniza a marca e impulsiona as vendas.
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