Na hotelaria funciona assim: quanto mais hóspedes, mais lucro. Simples na teoria, mas nem tanto na prática, não é? A gente sabe. Para ajudar, neste post vamos abordar um tema que tira o sono de muita gente: afinal, como aumentar a taxa de ocupação em um hotel?
A verdade é que não tem fórmula mágica. O que existe são estratégias de gestão de receita – ou Revenue Management, se preferir – e uso inteligente da tecnologia e dos dados disponíveis.
Como funciona a gestão de receita na hotelaria?
Basicamente a gestão de receita alinha o preço de diárias e pacotes com a flutuação da demanda. Já ouviu falar em oferecer o produto certo para a pessoa certa na hora certa? Pois é disso que se trata. O objetivo é assegurar que o hotel fique cheio o ano inteiro, e não apenas em um momento específico.
Chegar a esse patamar, porém, requer uma análise criteriosa de uma série de variáveis, como histórico de ocupação, sazonalidade, comportamento do viajante, capacidade do hotel e concorrência. Ah, e fique tranquilo, porque aqui entram em cena os Revenue Management Systems (RMS), softwares que automatizam essa tarefa.
Estratégias que dão certo
Conhecer o perfil do cliente nunca é demais, portanto a primeira estratégia deve ser segmentação de mercado – tudo para oferecer tarifas personalizadas. A estratégia de estabelecer um número mínimo de diárias também pode ser interessante, já que assim o hotel não fica com noites “avulsas”.
Outros exemplos de como aumentar a taxa de ocupação incluem promover eventos e atividades no próprio hotel, criar promoções atrativas, adaptar as políticas de vendas para diferentes canais e fechar parcerias com empresas locais e agências de viagens para ganhar capilaridade.
Precificação dinâmica: a dica máster de como aumentar a taxa de ocupação
Esta técnica utiliza dados monitorados por algoritmos (papel dos RMS, aliás) para ajustar os preços praticados pelo hotel em tempo real. A variação depende da época do ano, de pesquisas em motores de buscas, eventos regionais e tendências de mercado, entre outros fatores. A precificação dinâmica também atua nas reservas de última hora, muitas vezes derrubando o preço para fechar a venda, e ajuda o hotel a se manter competitivo, mantendo as tarifas em sintonia com os padrões do setor.
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