quarta-feira, 29 janeiro,2025
No menu items!
InícioEditoriasComprasSustentabilidade na hotelaria: 3 estratégias para atrair os melhores fornecedores

Sustentabilidade na hotelaria: 3 estratégias para atrair os melhores fornecedores

O turismo tem um trunfo que é só dele: o poder de enriquecer a experiência humana por meio do intercâmbio cultural. Só que esse ir e vir de pessoas, por mais que quebre barreiras e faça a economia girar, tem suscitado o debate sobre práticas de sustentabilidade na hotelaria. O impacto ambiental existe, não tem como negar.

Há diversas formas de um hotel se tornar mais sustentável. Uma delas pode envolver até o departamento de Compras, sabia disso? No post de hoje, vamos explicar como as escolhas de compras de um hotel, mesmo as pequenas decisões do dia a dia, podem fazer do mundo um lugar melhor.

A sustentabilidade na hotelaria começa com os fornecedores

1. Escolha os parceiros comerciais certos

Um ótimo primeiro passo é escolher muito bem quem serão os fornecedores, priorizando relações comerciais com parceiros que também enxerguem a sustentabilidade na hotelaria como uma meta a ser alcançada. Ah, e vale a pena investigar se o discurso condiz com a prática, analisando com atenção as informações sobre métodos de produção, preservação ambiental e origem dos materiais.

A recomendação é estruturar uma política de compras sustentáveis, que deixe bem claras as diretrizes a serem respeitadas ao selecionar fornecedores e produtos para os hotéis. É interessante que um dos critérios seja a exigência de certificações ambientais e sociais. Entre elas, podemos citar os selos Fair Trade (garante a adoção de práticas comerciais éticas, preços justos e condições de trabalho decentes), ISO 14001 (controle rigoroso do impacto ambiental) e Rainforest Alliance (utilização de técnicas agrícolas que visam à conservação de ecossistemas e da biodiversidade, bem como a proteção aos direitos humanos).

2. Dê preferência a fornecedores locais

Dos mimos para os hóspedes aos alimentos servidos no café da manhã, priorizar parceiros regionais fortalece a economia local e alavanca a geração de empregos | Crédito: Freepik
Dos mimos para os hóspedes aos alimentos servidos no café da manhã, priorizar parceiros regionais fortalece a economia local e alavanca a geração de empregos | Crédito: Freepik

A sustentabilidade na hotelaria ganha fôlego quando as empresas passam a comprar de produtores locais. Afinal, essa decisão não apenas fortalece a economia regional, impulsionando os pequenos negócios, como ainda dá um gás na geração de empregos e na qualidade de vida.

Outra vantagem inegável é a redução da pegada de carbono. A gente explica: quando um hotel opta por um fornecedor da mesma região, não é necessário que a mercadoria percorra uma longa distância até chegar ao seu destino e nem que haja a interferência de intermediários ou centros de distribuição. Menos horas de transporte – e menos gente envolvida – significam menos gases de efeito estufa emitidos, além de uma baita economia nas despesas com logística. Para coroar, a agilidade maior na entrega favorece o consumo de produtos mais frescos, dispensando, assim, o uso de conservantes, o que acaba sendo benéfico para todo mundo.

Comprar de fornecedores locais ajuda ainda a combater o desperdício, já que os hotéis não se veem obrigados a adquirir quantidades exorbitantes de um único produto por medo de não receberem o próximo lote a tempo. Como consequência, os estoques não ficam ocupados com itens vencidos ou deteriorados.

3. Nunca abandone a ética

Uma das formas de zelar pela sustentabilidade na hotelaria é atuar com ética, e essa deve ser uma bússola também no momento de definir os parceiros de negócios. Ter o nome atrelado a um fornecedor que não respeita o quadro de funcionários, defende jornadas exaustivas e é reconhecido pelas condições precárias de trabalho, por exemplo, é uma mancha enorme à reputação – e nem é preciso lembrar que, atualmente, o consumidor está mais ligado do que nunca nesse tipo de coisa, né?

A ideia é buscar pelo equilíbrio entre os interesses econômicos, ambientais e sociais. Com as pessoas (e as empresas) certas ao lado, é possível proteger o verde, impactar positivamente a comunidade na qual se está inserido e conquistar a confiança e a admiração de hóspedes, colaboradores e parceiros. Não se esqueça: operar com transparência, integridade e responsabilidade social é sempre o melhor caminho.

E você, como tem implementado práticas de sustentabilidade na hotelaria? Compartilhe suas experiências nos comentários e vamos juntos construir um setor mais consciente!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

×