Refinamento de pesquisas feitas online, relógios que medem a qualidade do sono, aplicativos de tradução simultânea, reconhecimento facial: nunca a inteligência artificial – IA, para os íntimos – esteve tão presente em nosso dia a dia. Na hotelaria, sua aplicação resultou na chegada de sistemas de reservas inteligentes, os quais, por sua vez, descortinaram uma visão totalmente nova da gestão de reservas.
Com seu intermédio, simples dados se tornam insights poderosíssimos, capazes de aumentar a ocupação de um hotel, automatizar processos, entregar uma experiência personalizada e turbinar a receita – tudo ao mesmo tempo. Gostou? Pois então confira neste post dois benefícios que apenas os sistemas de reservas inteligentes conseguem apresentar.
O que o hotel ganha ao apostar em sistemas de reservas inteligentes?
1. É possível prever o cancelamento de reservas

Embora o ser humano tenha uma incrível capacidade analítica, a IA consegue processar volumes gigantescos de dados tremendamente mais rápido, inclusive cruzando informações vindas de diferentes softwares e cenários. Para um hotel, isso significa conhecer (e entender) tão bem o cliente a ponto de o seu próprio histórico dizer se ele deve ou não cancelar sua próxima reserva.
Como não se trata de uma ciência exata, há espaço para margem de erro, é claro. No entanto, os sistemas de reservas inteligentes lidam com os dados de modo magistral, identificando padrões que possam culminar em cancelamento ou alteração da estada. Reflita sobre o seguinte: o hóspede tem o hábito de efetuar mudanças na data depois de fechada a hospedagem? Já foi alvo de no-show ou cancelou em cima da hora? Dá preferência a reservas com políticas reembolsáveis ou não reembolsáveis? Faz uso de pagamentos pré-pagos? A reserva foi feita quanto tempo antes da data de check-in? Acredite, cada uma dessas respostas tem um significado.
Além disso, a IA pesa uma série de fatores externos, como clima, crises econômicas, conflitos políticos, segurança sanitária (a exemplo da recente pandemia de COVID-19), realização de eventos, dificuldades na obtenção de vistos etc. Quanto mais dados houver para processar, melhor será o trabalho desempenhado pelos algoritmos de machine learning.
Ainda que os sistemas de reservas inteligentes consigam calcular apenas a probabilidade de cancelamentos, eles permitem que o hotel esteja mais bem preparado para lidar com isso. Colocar em prática tarifas e pacotes especiais a fim de atrair novos hóspedes e ocupar mais quartos é sempre uma saída. Também faz sentido entrar em contato com os clientes e oferecer algum tipo de incentivo para quem confirmar a reserva – upgrades, café da manhã cortesia e pontos extras em programas de fidelidade são ótimas opções.
Outra ação que rende bons frutos é investir na criação de uma conexão emocional com o hotel, fazendo contagem regressiva para o check-in e ressaltando tudo o que está à espera do visitante – este, aliás, é um jeito bem bacana de salientar a estrutura do empreendimento e seus diferenciais.
2. Gestão eficiente dos quartos

O grande objetivo de um hotel é ver a ocupação de quartos atingir seu nível máximo a maior parte do tempo. Só que a gente sabe que não é assim tão simples, né? A vantagem de contar com sistemas de reservas inteligentes é que eles ajudam a “ler” corretamente a demanda, ajustando as tarifas praticadas em tempo real para que o hotel se mantenha competitivo – a chamada técnica de precificação dinâmica. Essa técnica só existe devido à habilidade extraordinária dos algoritmos de monitorar tendências de mercado e pesquisas feitas pelos usuários em motores de busca, por exemplo, assegurando que as tarifas não destoem da concorrência e sempre respeitando a flutuação natural baixa temporada-alta temporada.
Ao mesmo tempo, os sistemas de reservas inteligentes adicionam eficiência e eficácia à forma como as acomodações são gerenciadas. Para começar, facilitam a distribuição dos quartos, acomodando os hóspedes em unidades que condigam com suas preferências pessoais (tipo de cama, vista para a praia ou para a cidade, proximidade com a piscina ou o restaurante, com instalações adaptadas ou não). Essa é uma atitude que não só trabalha a satisfação do cliente, como ainda favorece novas reservas no futuro.
Ter uma noção mais certeira das reservas e do uso dos quartos possibilita ainda que o hotel otimize – e potencialize – a utilização de seus recursos. Isso inclui aprimorar serviços de limpeza e manutenção e até mesmo prever quantos funcionários serão necessários em determinadas épocas do ano.
Benefícios e desafios dos sistemas de reservas inteligentes
Costuma ser praxe: quando os processos deixam de ser puramente manuais e ganham o apoio de recursos tecnológicos, a produtividade cresce. Os sistemas de reservas inteligentes se enquadram nisso, especialmente devido ao seu potencial de nortear decisões de negócio, resultado direto de sua habilidade imbatível em interpretar dados. E sejamos sinceros: quem é que não quer ter “alguém” olhando para o seu core business a todo momento, sinalizando como melhorar a receita e ainda por cima estimulando formas saudáveis de se aproximar do cliente?
Sob o ponto de vista do hóspede, ele certamente sente o impacto da tecnologia. Afinal, por ter seu perfil “estudado” pela IA, o hotel consegue proporcionar uma experiência muito mais personalizada , até mesmo quando o intuito for enviar uma oferta especial para incentivar vendas. Sem falar que, com uma gestão melhor das reservas, casos de overbooking passam a ser raros – e isso, por si só, já é um baita perrengue a menos.
Em contrapartida, implementar tamanha tecnologia vem com um custo elevado: além de treinamentos contínuos e de excelência para a equipe, é imprescindível que as soluções de IA sejam devidamente integradas a outros sistemas utilizados pelo meio de hospedagem. É essa integração que dá aos sistemas de reservas inteligentes o poder de analisar o empreendimento como um todo.
Fora isso, a proteção dos dados dos clientes deve ser uma preocupação constante. O sistema escolhido deve estar em conformidade com a legislação vigente – no caso do Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Estamos curiosos para saber sua opinião sobre tudo isso! Como você vê o impacto dos sistemas de reservas inteligentes na hotelaria? Deixe seu comentário!