A popularização da expressão “dar um Google” resume bem: a maioria de nós recorre à internet para tirar alguma dúvida, por menor que ela seja. Inclusive, estatísticas recentes indicam que são registradas 5,9 milhões de pesquisas por minuto no buscador, o que equivale a quase 8,5 bilhões todos os dias, um volume tão exorbitante quanto impressionante. Mais do que nunca, para quem administra um negócio, é preciso conquistar visibilidade online – e das fortes. Neste cenário, o SEO para sites de hotéis ganha cada vez mais relevância.
Para quem atua com Marketing, o termo já é um velho conhecido. Mas, se esse não for o seu caso, não se preocupe. Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ele neste post e mostrar como uma aplicação bem-sucedida é capaz de transformar o site do seu empreendimento em um ímã de visitantes e – por que não? – de reservas, usando estratégia e atenção aos detalhes para se manter à frente da concorrência.
Calma lá: o que é SEO?
Comecemos pelo mais importante. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, o que, em português, pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca”. Na prática, consiste em uma porção de técnicas que visam mostrar para o Google e para outros buscadores que o conteúdo de determinado site é relevante o suficiente para aparecer nas primeiras posições sempre que uma busca específica for feita.
Há quem diga que esse destaque nos resultados atrai 22,4% dos cliques, enquanto outros defendem que o número é um pouco maior, de 27,6%. Embora os índices variem um pouco, em um ponto todo mundo é unânime: quanto mais elevada for a posição, maior é o alcance. E, se muita gente acaba sendo direcionada para o mesmo lugar, melhor para o dono do site, já que ele aumenta significativamente as chances de conversão.
SEO para sites de hotéis: 6 dicas práticas
Antes de mergulhar nas dicas, um aviso rápido: SEO para sites de hotéis é um mundo à parte. O tema é complexo, cheio de nuances, extremamente amplo e ainda por cima está em constante evolução. Apesar de este post trazer um volume enorme de informações sobre o assunto, é natural que alguns aspectos mais específicos tenham ficado de fora. O objetivo é que este conteúdo sirva como um bom ponto de partida para quem deseja aprimorar a presença digital. Entretanto, nossa principal recomendação é: não pare nas nossas dicas, há sempre novas estratégias a serem descobertas, combinado?
Agora sim, vamos ao que interessa!
1. Use as palavras-chave que mais têm a ver com o seu negócio

Alcançar bons resultados de ranqueamento por meio das técnicas de SEO só é possível com o uso adequado de palavras-chave. Entenda “palavras-chave” como as diferentes maneiras pelas quais seu público-alvo chega ao site do seu hotel. O que eles têm de pesquisar para que o buscador coloque seu site entre as primeiras opções e, portanto, entre os melhores resultados?
Hoje, há diversas ferramentas que mostram não apenas os termos que os usuários estão utilizando nos buscadores, como também o volume de buscas desses mesmos termos, permitindo que você descubra quais apresentam maior potencial – informações essenciais para quem trabalha com SEO para sites de hotéis. Só que tem um detalhe: a maioria dessas ferramentas é paga ou, então, apresenta versões grátis limitadas. As principais são Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs, Ubersuggest e AnswerThePublic.
Ao mesmo tempo, pondere sobre os pontos fortes do seu empreendimento: ele se sobressai dos demais pelo fato de ser pet-friendly, estar localizado à beira-mar, ter uma vibe romântica, perfeita para lua de mel, ou pela infraestrutura e programação de lazer dedicadas às crianças? Cruze essas características com o que as pessoas estão procurando e crie palavras-chave que reflitam isso, inserindo-as em páginas específicas do site e vinculando-as a conteúdos relevantes.
Dica: durante o processo de definição de palavras-chave, use as ferramentas que a gente citou para encontrar opções que tenham boa procura, mas que não necessariamente sejam utilizadas por uma infinidade de outros sites. O motivo é simples: ranquear bem se torna mais difícil quando a concorrência pela palavra-chave é muito intensa.
2. Produza um conteúdo genuinamente bom

O grande papel do SEO para sites de hotéis é comprovar que a página do seu meio de hospedagem é o lugar certo para esclarecer uma ou mais dúvidas, levando tráfego qualificado até você. Por isso, prepare o conteúdo com muito cuidado e atenção. Seja generoso e honesto nas descrições dos quartos e das comodidades, disponibilize vídeos sempre que possível, crie galerias de fotos com boa qualidade – mas sem utilizar imagens pesadas demais, hein! Olhe para esse material com respeito, porque, no universo online, ele representa um baita argumento de vendas, contribuindo para atrair novas reservas ou, então, para repelir novos clientes.
Se der para investir em um blog, as chances de ganhar alcance são ainda maiores. Afinal, o blog possibilita entregar um conteúdo que vai além das informações relacionadas ao hotel, abrindo espaço para mostrar quão atrativo é o destino em si. Sabe as palavras-chave que comentamos no item anterior? Pois elas se encaixam direitinho aqui também, uma vez que dá para se nortear pelas buscas dos usuários para definir os posts que serão preparados. Por exemplo, se o hotel fica na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, pode ser interessante investir em conteúdos no estilo “o que fazer em Tiradentes” ou “melhores restaurantes em Tiradentes”.
No entanto, fica aqui um ponto de atenção: quando a gente fala em produção de conteúdo, a gente quer dizer conteúdo original. Não caia na tentação de reproduzir textos de outras pessoas – muito menos sem citar a fonte! – porque isso configura como plágio e pode culminar em penalizações, levando à desvalorização do conteúdo e à perda de posições no Google. Isso é especialmente importante quando falamos de SEO para sites de hotéis, visto que a originalidade é um dos critérios que os buscadores consideram ao ranquear as páginas nos resultados de busca.
3. Capriche nas meta-descrições

Quando você pesquisa algo na internet, você provavelmente decide onde clicar com base naquele breve resumo que aparece logo abaixo de cada resultado, não é? O nome técnico desse texto curtinho é “meta-descrição”, e ela desempenha um papel fundamental no que se refere às diretrizes de SEO para sites de hotéis.
Para começar, a meta-descrição é um dos fatores utilizados pelos buscadores para compreender do que se trata o conteúdo, melhorando, assim, a indexação. Para você entender melhor: indexar é o processo do Google de adicionar as páginas dos sites ao seu “índice”, permitindo, assim, que elas apareçam entre os resultados de busca.
O ideal é que esses textinhos tenham no máximo 160 caracteres – acima disso aparecem cortados – e sejam atrativos, diretos e personalizados, além de conterem a palavra-chave definida para aquela página específica. É quase como se fossem um anúncio, “vendendo” algo pelo qual o usuário se interesse em clicar.
Cada página do site precisa ter uma meta-descrição única. Afinal, cada uma delas tem o seu objetivo e o seu público, digamos assim. Pense só: não faz sentido o hotel ressaltar que tem quartos com lareira na página dedicada a divulgar o restaurante do complexo, né? Quando a mesma meta-descrição aparece em todas as páginas, o Google pode entender como um conteúdo duplicado, optando por ignorá-la ou por substituí-la por trechos aleatórios, o que nem sempre traz resultados satisfatórios.
4. Garanta que o site carregue rápido

Poucas coisas são mais frustrantes para o usuário do que querer obter alguma informação e o site demorar para carregar. Ainda que a meta-descrição dê a entender que o que ele procura está ali, a lentidão da página pode fazê-lo desistir e ir atrás de um concorrente – mesmo que a espera seja de alguns segundos. Isso é ruim não só sob a perspectiva do cliente, como também sob a ótica do SEO para sites de hotéis.
Evite cair nessa armadilha. Em primeiro lugar, use e abuse do cache. Isso permite que os dados do site sejam armazenados no navegador do usuário, o que significa que, caso ele acesse o site mais de uma vez, da segunda vez em diante o navegador não terá que baixar tudo novamente do servidor.
Por falar em servidor, essa é uma decisão que também impacta na velocidade, sabia? Opte por provedores de hospedagem web que ofereçam desempenho superior e assegure que o servidor utilize protocolos de rede modernos (HTTP/2 ou HTTP/3). Além disso, invista em uma CDN (Content Delivery Network ou “rede de entrega de conteúdo”, na tradução para o português), que armazena cópias do seu site em servidores distribuídos ao redor do mundo. Dessa forma, sempre que o usuário for acessar o site, o conteúdo é entregue do servidor que estiver mais próximo dele, acelerando o carregamento.
Porém, talvez o mais importante de tudo em termos de velocidade tenha a ver com as imagens. Priorizar fotos que estejam em boa resolução é fundamental, é claro, ainda mais se o intuito for mostrar (literalmente!) para o cliente o quanto o empreendimento é diferenciado. No entanto, lembre-se de redimensioná-las para o tamanho exato antes de fazer o upload ou de pelo menos compactá-las para que não fiquem tão pesadas. Imagens em JPEG já ajudam bastante, deixando o formato PNG para gráficos, logotipos, ícones ou para imagens com transparência, que costumam exigir mais nitidez e qualidade.
Fora isso, dá para aplicar uma técnica que tem um nome e uma premissa interessantes: a do chamado “carregamento preguiçoso” (lazy loading), que consiste em carregar as imagens à medida que o usuário for rolando a página e elas entrarem na área visível da tela.
5. Proporcione uma navegação intuitiva e responsiva

Coloque-se no lugar do cliente. O que ele vê quando acessa o site do seu empreendimento? Se os menus forem confusos e não houver uma arquitetura clara, com as informações dispostas de forma lógica e intuitiva, as pessoas podem se cansar e simplesmente abandonar a página.
Para piorar, isso também é negativo para o SEO, pois os robôs do Google e de outros buscadores vasculham os sites por inteiro a fim de indexar todas as páginas. Caso essa rastreabilidade não seja possível, é como se as páginas se tornassem invisíveis para as pesquisas orgânicas, por mais bonitas e bem escritas que elas estejam. Como consequência, o meio de hospedagem perde a oportunidade de aparecer para quem está buscando exatamente o que o hotel oferece.
Outra coisa que é preciso levar em conta ao falar em SEO para sites de hotéis: a responsividade. Ou seja, o site deve estar 100% otimizado e adaptado para receber acessos via smartphones e tablets. Caso contrário, a experiência do cliente é prejudicada, ainda mais considerando que a tendência é de crescimento no uso de dispositivos móveis para a efetuação de reservas.
6. Atente-se às pequenas coisas

Quanto mais você se debruçar sobre o fascinante universo do SEO, mais você vai perceber que ele é feito de pequenos detalhes. Alguns deles incluem:
- apostar em uma URL amigável: priorize a concisão. As melhores URLs são diretas e resumem com excelência o conteúdo da página – daí a importância de aplicar ali as palavras-chave mais relevantes. O mais comum é separar as palavras com hífen ( – ), e não underline ( _ ), bem como usar letras minúsculas e evitar números, acentos e caracteres especiais. Exemplo: /manutencao-preventiva-hotelaria;
- dar títulos únicos e atraentes para todas as páginas do site: o título é o elemento em destaque nos resultados do Google, aparecendo como um link clicável. Ele também é visível na aba do navegador e permite distinguir um site do outro quando há várias abas abertas. Para ranquear com mais facilidade, coloque a palavra-chave da página logo no início do título, respeite o limite de tamanho (algo em torno de 60 caracteres) e seja fiel ao conteúdo para que o usuário não se sinta enganado após clicar;
- inclua legendas e “alt text” nas fotos: algumas fotos podem falar por si só, é verdade, mas não negligencie a importância de uma boa legenda. Esse é um recurso que enriquece o conteúdo, trazendo informações extras ao usuário. Por outro lado, preencher o campo “alt text” com a descrição da imagem é uma iniciativa especialmente válida para alcançar pessoas com deficiência visual, já que, com o apoio de leitores de tela, elas conseguem entender o contexto da foto;
- atente-se à disponibilização de dados básicos de contato: é primordial que haja consistência nos dados em todos os canais, caso contrário os usuários e o próprio buscador podem ficar confusos. Por meio da ferramenta “Perfil da Empresa”, do Google, é possível disponibilizar informações como endereço, horários de funcionamento, telefone, fotos, descrição e link direto para o site, além de fortalecer a interação cliente-marca a partir do gerenciamento de avaliações – tudo muito útil para quem está no meio de um processo de tomada de decisão. Com um perfil corretamente preenchido, somado às melhores práticas de SEO para sites de hotéis que citamos neste post, você terá grandes chances de emplacar seu negócio no “Google Local Pack”, que corresponde aos três resultados locais exibidos em destaque pelo buscador.
É nosso dever salientar que nada do que você leu até aqui está escrito em pedra. Os algoritmos do Google são atualizados de tempos em tempos, reverberando em mudanças aqui e ali quanto às diretrizes e orientações gerais de SEO para sites de hotéis. O ideal mesmo é ficar de olho nas novidades para ver o que mudou, pois algumas atualizações podem trazer quedas bruscas na performance dos sites.
Ainda assim, não tenha dúvidas: negligenciar o poder do SEO é desperdiçar oportunidades de converter mais vendas e de consolidar a presença online do empreendimento. É como fechar as portas para uma infinidade de pessoas que podem estar procurando justamente os atributos que o seu hotel tem de sobra.
Agora conte para nós: você acredita no potencial do SEO para sites de hotéis? Tem alguma pergunta ou gostaria que a gente fizesse um post detalhando algum aspecto específico referente ao assunto? Deixe um comentário!