Sob a ótica dos meios de hospedagem, as reservas hoteleiras sempre foram um dos pontos mais sensíveis em termos de operação e estratégia. É nesse momento em que preço, condições, flexibilidade, confiança e experiência começam a se entrelaçar, influenciando não só a conversão, como também a percepção de valor do serviço – por mais que a estada ainda nem sequer esteja confirmada.
Entre a decisão de compra e o impacto real no resultado do hotel, trabalhar com reservas é ter de lidar com escolhas que raramente são simples. Afinal, um prazo de cancelamento mal definido ou uma política aplicada sem critério podem alterar margens, expectativas e criar atritos no relacionamento com o cliente. É um território em que detalhe pesa, contexto importa e as consequências aparecem rápido. Não por acaso, é uma etapa que não admite piloto automático – apesar de a tecnologia ter dado um empurrãozinho em direção à precificação dinâmica, por exemplo.
Em 2025 o Portal do Hoteleiro acompanhou as reservas hoteleiras a partir de uma série de ângulos: falamos sobre quando flexibilizar, quando proteger a tarifa, como lidar com cancelamentos, até onde ir no overbooking e o que os números que circulam pelo mercado realmente dizem sobre desempenho. A retrospectiva a seguir reúne esses textos não como um resumo, mas como um convite à releitura de decisões que continuam em aberto. Vale a pena conferir!
Retrospectiva 2025: reveja tudo o que publicamos sobre reservas hoteleiras

Embora a gente adore transformar temas variados em pautas sob medida para você, é nossa obrigação reconhecer que nunca estivemos sozinhos nessa jornada. Isso porque, além dos nossos leitores e assinantes, um time e tanto de patrocinadores caminhou e segue caminhando ao nosso lado.
São eles: ABIH Nacional, Equipotel, Escola para Resultados, Grupo R1, Guest Facilities, Omada by TP-Link, Retrofit Tecnológico de Hotéis, Revista Hotéis, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Solution4Hotel, Terras Altas Resort & Convention Center e Visite São Paulo Convention Bureau. Por trás da força de seus nomes e da grandeza de sua atuação estão líderes que acreditam em pessoas. E a verdade é que nada é capaz de deter uma pessoa comprometida em aprender, se aperfeiçoar e inovar.
Listamos abaixo os 12 posts que produzimos no ano passado e que puseram as reservas hoteleiras no centro do debate. Por ser um tema tão abrangente pudemos sair do óbvio e abordar pautas vinculadas à excelência no atendimento, falhas de comunicação que incomodam o hóspede e até a necessidade de regulamentação do serviço oferecido por plataformas como o Airbnb. Acredite, tudo isso acaba interferindo no universo das reservas de alguma maneira.
Dê uma boa olhada e escolha o post que mais te interessa. Não existe ordem certa: nossa missão é entregar conteúdo de qualidade para que você encontre exatamente o que procura – ou para que o conteúdo certo encontre você.
Janeiro
Reservas de hotel online: 5 dicas práticas para transformar cliques em hóspedes
Fevereiro
Sistemas de reservas inteligentes: 2 motivos para implementar agora
Março
5 tendências em políticas de cancelamento em hotéis para atrair e reter hóspedes
Abril
Paridade tarifária em hotéis: 4 estratégias para aplicar hoje mesmo
Maio
5 etapas para aplicar o overbooking na hotelaria com segurança e eficiência
Junho
4 ideias para montar pacotes de hospedagem para a baixa temporada
Julho
Como transformar o atendimento de alto padrão na hotelaria em uma máquina de vendas
Agosto
4 falhas de comunicação em hotéis que podem arruinar a experiência do hóspede
Setembro
“É hora de regulamentar a locação por temporada”, afirma presidente do FOHB
Outubro
Dá para evitar no-show em hotel: o que muda quando o pós-reserva entra em ação
Novembro
Dezembro
Novembro traz recorde na diária média e no RevPar na hotelaria paulista
Sentiu falta de algo? Tem algum assunto que chame a sua atenção e que ainda não abordamos? Deixe um comentário com a sua sugestão!
Agora uma proposta: e se formos mais longe em 2026?

Existe uma área dentro do Portal do Hoteleiro que pode ser acessada apenas por quem é assinante. Lá tem análises de mercado, planilhas prontas para download, relatórios mensais que apresentam um panorama do setor e descontos exclusivos em capacitações – todas elas disponíveis na plataforma da Escola para Resultados, referência nacional na formação de profissionais para a hotelaria.
Mais materiais estão sendo preparados e devem entrar em breve. Porém, a principal novidade é outra: todos os assinantes, independentemente de sua localização, serão convidados a participar de uma rodada de negócios em São Paulo, prevista para ser realizada entre os meses de março e novembro deste ano. Os detalhes serão fornecidos com antecedência, mas já podemos adiantar que essa é uma oportunidade valiosa para networking e para gerar novos negócios. Legal, né?
Sabe o que separa você de tudo isso? Um clique neste link e um cadastro curto, rápido e totalmente gratuito.
Se tem uma coisa que nós reverenciamos em associações como a ABIH é que não faz sentido algum querer crescer sozinho. Nosso propósito é que você cresça com a gente, de modo que a hotelaria, como a potência que é, também se desenvolva e prospere sempre mais. Por isso, participe, seja um assinante, consuma o conteúdo, especialize-se. Inclusive, fica aqui a deixa perfeita: que tal estender esse convite e incentivar outros profissionais a se associarem à ABIH no seu estado para que consigamos ampliar essa rede ao máximo? O futuro é coletivo!









