quarta-feira, 29 janeiro,2025
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Reservas de hotel online: 5 dicas práticas para transformar cliques em hóspedes

Permitir que os usuários façam suas reservas de hotel online deixou de ser um diferencial há muito tempo; hoje, é um dos pré-requisitos mais importantes para não perder vendas. Afinal, o comportamento do viajante mudou: a cada cinco pessoas, quase três não fazem ideia de para onde ir quando dão início às pesquisas na internet. Em média, são 303 minutos navegando por mais ou menos 141 páginas com conteúdo de viagem até a efetivação da reserva. Todo esse processo – acredite! – pode levar até 45 dias.

Esses insights foram divulgados pela Expedia, que conduziu um estudo com mais de 5,7 mil participantes de sete países para entender melhor a jornada de compra online dos viajantes. Para os hoteleiros, uma das conclusões às quais se pode chegar é a seguinte: é preciso ter boa presença digital para atrair clientes, de preferência oferecendo facilidade e agilidade na hora de bater o martelo. E é exatamente aqui que as plataformas de booking entram em cena.

5 características que favorecem as reservas de hotel online

1. Interface intuitiva e filtros de busca que funcionam

Como o objetivo é aumentar as conversões, o segredo é descomplicar ao máximo o processo de efetuar reservas de hotel online. O ideal, portanto, é adotar plataformas e ferramentas que tenham uma interface simples e intuitiva, capazes de dar as boas-vindas até mesmo a quem não tem tanta familiaridade com o universo digital.

Para começar, a navegação deve ser clara e contar com filtros de busca eficientes, de modo que os usuários consigam obter resultados que correspondam às suas necessidades. Quanto mais detalhadas forem as informações, da descrição dos quartos às comodidades e serviços oferecidos, melhor! Inclusive, sempre que possível, essas informações devem vir acompanhadas de fotos reais e em boa resolução.

2. Reservas instantâneas

Não dá para negar: uma das melhores coisas de poder fazer reservas de hotel online é que o processo todo é muito rápido | Crédito: Unsplash/John Schnobrich
Não dá para negar: uma das melhores coisas de poder fazer reservas de hotel online é que o processo todo é muito rápido | Crédito: Unsplash/John Schnobrich

Duas das grandes vantagens de fazer reservas de hotel online é que tudo rola instantaneamente e por meio de poucos cliques – ou pelo menos é assim que deveria ser. Quando os motores de reserva são integrados ao site do hotel ou a aplicativos, por exemplo, o hóspede obtém um retorno em tempo real no que diz respeito à disponibilidade de quartos e à confirmação da reserva. Tudo isso sem qualquer interferência ou contato com um funcionário, o que significa que a transação pode acontecer a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.

No entanto, fica aqui um ponto de atenção: as reservas instantâneas só dão certo se as plataformas de booking estiverem sincronizadas com os sistemas de gestão de propriedade (PMS), viu? Abrir mão dessa sincronia é correr um risco sério de overbooking.

3. Opções de pagamento diversificadas

Restringir as formas de pagamento a uma ou duas opções nunca é uma boa, já que cada cliente tem a sua preferência e a sua realidade. Por isso, vale a pena apostar em múltiplos métodos de pagamento, tais como cartões de crédito, transferências bancárias, Pix, PayPal e até mesmo criptomoedas. Ao mesmo tempo, aceitar parcelamentos pode ser a diferença entre uma pessoa escolher o seu hotel ou, então, partir para a concorrência.

Ah, e lembre-se sempre: como as reservas de hotel online exigem dados sensíveis e pessoais, certifique-se de que a plataforma tenha integração com gateways de pagamento seguros. Isso quer dizer que não apenas o processamento do pagamento é feito da forma correta, como também que todo o processo está em conformidade com as normas de proteção de dados.

4. Feedback

Permitir que o hóspede deixe um comentário sobre como foi sua experiência é uma característica bastante pertinente da maioria das plataformas de booking, além de muito útil para o hotel. Se, por um lado, as avaliações negativas sinalizam o que pode ser aprimorado, as positivas são como chamarizes para outros viajantes.

Só para se ter uma ideia, um levantamento conduzido pelo Grupo Consumoteca revelou, em 2021, que 80% dos consumidores vão atrás de avaliações deixadas por outras pessoas antes de realizarem uma compra. Impressionante, né?

5. Dinamicidade e flexibilidade

Utilizar essas plataformas também é uma ótima maneira de incrementar a experiência do hóspede – e, de lambuja, a receita do meio de hospedagem. Isso porque, enquanto o cliente estiver efetuando sua reserva de hotel online, dá para colocar em prática a técnica de upselling e sutilmente sugerir upgrades aqui e ali. Depois que a venda for concretizada, entra o poder do cross-selling, estratégia que avalia o tipo de viagem, a categoria de quarto escolhida e o número de hóspedes, entre outros fatores, e faz recomendações automaticamente a fim de tornar a estada ainda mais satisfatória.

Por fim, mas longe de ser menos importante, a gente precisa falar sobre flexibilidade. Ter políticas de alteração ou de cancelamento flexíveis são uma mão na roda para o viajante. Seja devido ao cancelamento de um voo ou a uma emergência familiar, ele sabe que não vai ficar na mão caso tenha de mudar os planos. Essa confiança, aliás, já é meio caminho andado para conquistar a tão cobiçada fidelidade dos clientes.

Como você viu, as plataformas de booking são mais do que ferramentas que simplificam as reservas de hotel online: são aliadas estratégicas para o sucesso do seu negócio. O que você pensa sobre isso? Deixe um comentário com a sua opinião!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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