quinta-feira, 13 março,2025
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Liderança na hotelaria: 4 critérios para encontrar os melhores profissionais

Não é preciso atuar com Recursos Humanos para reconhecer que há pessoas que parecem ter sido feitas sob medida para alguns tipos de trabalho. O melhor dos mundos é quando esse “match” acontece em cargos mais altos, já que geralmente a consequência é uma gestão de equipes diferenciada. Peguemos a importância da liderança na hotelaria como exemplo: um ambiente corporativo positivo e um time motivado são ótimos para qualquer negócio, mas em um hotel esse combo geralmente significa um aumento acentuado da experiência do hóspede. Afinal, quem não quer ficar em um lugar com uma vibe boa, rodeado de pessoas dispostas a ajudar se algo sair do script?

Só que a pergunta que fica no ar é: como identificar um bom líder? Quais características um gestor deve procurar – seja internamente, seja para trazer alguém do mercado – para acertar em cheio na escolha? Vamos tentar sanar todas essas dúvidas neste post recheado de dicas e de reflexões sobre como é a liderança ideal na hotelaria.

Ponto de atenção: ser líder não é a mesma coisa que ser chefe

Sim, foi isso mesmo que você leu. Ser líder é diferente de ser chefe, embora as duas palavras às vezes sejam utilizadas como sinônimos. Já que vamos discorrer sobre liderança na hotelaria, é essencial deixar isso claro antes de prosseguirmos.

O chefe é uma figura de autoridade no ambiente corporativo, com sua atenção voltada ao atingimento de metas e a uma gestão eficiente dos recursos. Sua missão é garantir que o trabalho seja desempenhado da forma correta e com a qualidade esperada, supervisionando diretamente os funcionários e acompanhando sua performance nas atividades.

De certa forma o líder também tem que fazer tudo isso, mas seu modo de agir é distinto: seu superpoder é inspirar e influenciar a equipe de um jeito positivo, criando um ambiente colaborativo e aberto a ideias. Os líderes não usam sua autoridade para que um objetivo seja cumprido; ao invés disso, arregaçam as mangas e trabalham lado a lado com a equipe. Sua forma franca e aberta de se comunicar e de direcionar os colaboradores acaba levando o comprometimento do time às alturas.

Enquanto a abordagem do chefe tende a ser mais centrada em controle, o líder abandona de vez o conceito de microgerenciamento e distribui autonomia, mantendo-se por perto para o caso de seu apoio ser necessário. Esse aspecto não só é benéfico para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada funcionário, como ainda abre espaço para a inovação e a criatividade na resolução de problemas.

Definir quem são as pessoas que vão ocupar cargos de liderança na hotelaria é uma decisão séria. Um hotel precisa de bons líderes para que todas as suas áreas – recepção, alimentos & bebidas, manutenção, reservas, compras, marketing – tenham a fluidez necessária para atender o hóspede com a excelência que ele merece.

Liderança na hotelaria: como escolher as pessoas certas para o cargo

1. Elas precisam se comunicar muito bem

Grande parte do trabalho de um líder se dá por meio da comunicação. Sendo assim, ao conduzir um processo seletivo para uma posição de liderança na hotelaria, nunca abra mão dessa habilidade fundamental. O profissional deve ser capaz de se expressar com clareza, verbalmente e por escrito, compartilhando metas e objetivos sem prolixidade e sem abertura para duplas interpretações.

Atentar-se ao tom de voz é igualmente importante. Pessoas com vocação nata para a liderança sabem manter a calma e a cordialidade mesmo quando a situação é desafiadora e as tensões estão à flor da pele, sem gritar ou apelar para uma comunicação agressiva.

2. Saber como a hotelaria funciona facilita bastante

O profissional que está em posição de liderança na hotelaria deve ter um conhecimento abrangente do setor para resolver problemas com mais facilidade | Crédito: Freepik
O profissional que está em posição de liderança na hotelaria deve ter um conhecimento abrangente do setor para resolver problemas com mais facilidade | Crédito: Freepik

Não é que a hotelaria seja um bicho de sete cabeças, mas conhecer a fundo as peculiaridades do setor simplifica um bocado o dia a dia. Entender como funcionam os sistemas de reservas, o que envolve a manutenção hoteleira e o que significa uma gestão eficiente do estoque, por exemplo, facilita demais a tomada de decisões estratégicas, especialmente em momentos críticos.

Além disso, ter uma visão do negócio como um todo, compreendendo quais são as responsabilidades de cada um, permite otimizar o fluxo de trabalho e identificar melhor como um problema em uma área específica impacta as demais. Pessoas com esse know-how têm muito mais facilidade para resolver pepinos. E no fim das contas é isso o que importa, né?

3. Analise o histórico profissional, mas também leve em conta os feedbacks de colegas e superiores

O currículo aponta passagem por grandes empresas, inteligência emocional e uma carreira já bem consolidada no setor, mas o que dizem as pessoas que já trabalharam com o candidato que está disputando uma posição de liderança na hotelaria? Quais foram os feedbacks que esse profissional recebeu ao longo da carreira?

Vale a pena entrar em contato com algumas pessoas-chave, que estiveram presentes em experiências profissionais anteriores, para ter um vislumbre de como era a sua postura, o relacionamento com a equipe e com os clientes, aptidões, principais entregas e resultados. Com essas informações em mãos será mais fácil de dizer se o profissional tem ou não aderência com as funções de um líder.

4. Entenda de onde vem a motivação profissional

Entre os atributos mais visados de um líder está a capacidade de manter o time motivado | Crédito: Freepik
Entre os atributos mais visados de um líder está a capacidade de manter o time motivado | Crédito: Freepik

Os líderes mais marcantes são aqueles que conseguem construir equipes leais e dedicadas, enxergando os pontos fortes de cada indivíduo a fim de extrair o máximo de produtividade. Mas manter essa galera engajada tem tudo a ver com a forma como o próprio líder encara as adversidades. Por isso, durante as entrevistas e a avaliação comportamental, pode ser interessante descobrir o que motiva de verdade a pessoa que está tentando a vaga. É a busca por segurança financeira? É a ambição de crescer na carreira?

Pessoas motivadas brilham por onde passam. Como já falamos neste post, elas costumam ser focadas, proativas e resilientes, alçando o setor a um patamar de qualidade inteiramente novo. E é justamente esse brilho próprio que contagia e entusiasma o restante do time. Lembre-se: o líder é como um espelho, portanto é sempre uma boa assegurar que o seu reflexo na equipe seja o melhor possível.

Vamos continuar essa conversa nos comentários? Conta pra nós quais atributos você leva em consideração toda vez que pensa em liderança na hotelaria. Como você acha que isso impulsiona a inovação e inspira uma nova era de excelência no setor? Estamos esperando pela sua participação, hein!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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