A frase “pessoas felizes são mais produtivas” pode até soar clichê, mas se aplica muito bem à hotelaria, ramo do turismo que depende da experiência oferecida aos hóspedes para prosperar. Sendo assim, faz todo o sentido o setor investir em políticas de bem-estar no trabalho, priorizando quem está na linha de frente e faz a magia acontecer diariamente: os colaboradores.
1. Saúde em primeiro lugar
O burnout é um distúrbio emocional gerado pelo estresse e pela exaustão relacionados ao trabalho. Para evitar seu desencadeamento é crucial zelar por um ambiente saudável e colaborativo, de modo que a equipe se sinta confortável em ficar lado a lado. Afinal, atuar aos finais de semana, feriados e nos turnos da madrugada, jornadas tão comuns para quem é da hotelaria, torna-se mais prazeroso se o clima for de respeito e leveza entre o time.
2. Flexibilidade
Um dos mantras do bem-estar no trabalho é garantir o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. Assim como imprevistos acontecem nos hotéis e demandam jogo de cintura, os colaboradores têm seus próprios compromissos e problemas para resolver. Por isso, oferecer flexibilidade nos horários, organizar turnos rotativos e esquematizar um sistema de folgas são ótimas maneiras de mostrar para o funcionário que ele pode contar com a empresa dentro e fora do expediente.
3. Gestão humanizada
Uma liderança com foco em pessoas e interessada em evoluir junto com o time ajuda a manter a confiança – e a produtividade – lá em cima. Além disso, enxergar o colaborador como um indivíduo, e não como parte do todo, permite estreitar o relacionamento com ele, o que aumenta o engajamento e gera uma identificação maior com a companhia. Não à toa, o bem-estar no trabalho tende a ser mais acentuado em empresas com uma cultura ancorada no respeito e na valorização dos funcionários. O resultado disso? Baixa rotatividade e resultados excepcionais.
4. Reconhecimento? Temos!
A entrega vem superando expectativas? Então deve haver um reconhecimento. Pode ser por meio de incentivos em dinheiro, day off, sistema de pontos que possam ser trocados por prêmios, presentes que sejam a cara do colaborador… Melhor ainda se o gestor conhecer bem a equipe: é a ocasião perfeita para uma experiência customizada.
E você, tem alguma dica extra de como elevar o bem-estar no trabalho? Conte pra gente!