Falta de insumos críticos, fornecedor que não cumpre prazos, decisões tomadas às pressas, negociações focadas apenas em números e cifrões. Sabe o que essas coisas têm em comum? Todas elas são o pesadelo de quem atua com gestão de Compras na hotelaria. De um jeito ou de outro, tudo depende de insumos – Alimentos & Bebidas, manutenção, governança, recepção, eventos –, o que significa que basta uma escorregada da equipe para que o efeito dominó comece. E isso geralmente não é bom nem ao fluxo de caixa, nem à reputação do hotel.
Por outro lado, quando o processo flui sem ruídos ou tropeços, quase ninguém percebe. E é aí que mora a contradição: apesar de sua importância operacional e estratégica, quanto menos o setor de Compras ficar em evidência, melhor. Afinal, isso provavelmente quer dizer que as engrenagens estão rodando como deveriam.
Esse “invisível que sustenta tudo”, tão característico da gestão de Compras na hotelaria, é fascinante e rendeu muito conteúdo legal no Portal do Hoteleiro em 2025: falamos de sustentabilidade, automação, critérios de seleção, negociação, dados. Embora a gente adore desdobrar temas tão abrangentes em pautas sob medida para você – e vamos relembrar todas elas em instantes –, é preciso reconhecer que nunca estivemos sozinhos nessa jornada. Isso porque, além dos nossos leitores e assinantes, um time e tanto de patrocinadores caminhou e segue caminhando ao nosso lado.
São eles: ABIH Nacional, Equipotel, Escola para Resultados, Grupo R1, Guest Facilities, Omada by TP-Link, Retrofit Tecnológico de Hotéis, Revista Hotéis, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Solution4Hotel, Terras Altas Resort & Convention Center e Visite São Paulo Convention Bureau. Por trás da força de seus nomes e da grandeza de sua atuação estão líderes que acreditam em pessoas. E nada é capaz de deter uma pessoa comprometida em aprender, se aperfeiçoar e inovar continuamente.
Retrospectiva 2025: o que aprendemos sobre gestão de compras na hotelaria

Listamos abaixo todos os textos publicados na editoria “Compras” no ano passado, sempre com o intuito de mostrar que essa é uma área poderosa: cada tomada de decisão importa, das mais parrudas e complexas (como quais televisores ou equipamentos de ar-condicionado disponibilizar nos quartos) às menores e triviais (como o tipo de guardanapo utilizado no restaurante). Tudo interfere no desempenho de amanhã. Tudo passa uma mensagem ao hóspede.
Diante disso, dê uma boa olhada e escolha o post que mais te interessa. Não existe ordem certa: nossa missão é entregar conteúdo de qualidade para que você encontre exatamente o que procura – ou, então, para que o conteúdo certo encontre você.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Sentiu falta de algo? Tem algum assunto que chame a sua atenção e que ainda não abordamos? Deixe um comentário com a sua sugestão!
Agora uma proposta: e se formos mais longe em 2026?

Existe uma área dentro do Portal do Hoteleiro que pode ser acessada apenas por quem é assinante. Lá tem análises de mercado, planilhas prontas para download, relatórios mensais que apresentam um panorama do setor e descontos exclusivos em capacitações – todas elas disponíveis na plataforma da Escola para Resultados, referência nacional na formação de profissionais para a hotelaria.
Mais materiais estão sendo preparados e devem entrar em breve. Porém, a principal novidade é outra: todos os assinantes, independentemente de sua localização, serão convidados a participar de uma rodada de negócios em São Paulo, prevista para ser realizada entre os meses de março e novembro deste ano. Os detalhes serão fornecidos com antecedência, mas já podemos adiantar que essa é uma oportunidade valiosa para networking e para gerar novos negócios. Legal, né?
Sabe o que separa você de tudo isso? Um clique neste link e um cadastro curto, rápido e totalmente gratuito.
Se tem uma coisa que nós reverenciamos em associações como a ABIH é que não faz sentido algum querer crescer sozinho. Nosso propósito é que você cresça com a gente, de modo que a hotelaria, como a potência que é, prospere sempre mais. Por isso, participe, associe-se, seja um assinante, consuma o conteúdo, especialize-se. Inclusive, fica aqui a deixa perfeita: que tal incentivar outros profissionais a se associarem à ABIH no seu estado para que consigamos ampliar essa rede ao máximo? O futuro é coletivo!









