quinta-feira, 30 janeiro,2025
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Automação para restaurantes e bares: 3 passos para uma gestão mais eficiente

Imagine um restaurante elegante, comandado por chefs premiados e com um menu tão diversificado quanto sofisticado. Nada mau, certo? Porém, os pratos demoram para ficarem prontos, nem sempre todas as opções do cardápio estão disponíveis ou – o que é pior – o sabor não corresponde à expectativa. Isso muda tudo, né?

Uma operação impecável depende de uma boa gestão. E bons gestores estão aderindo mais e mais às tecnologias de automação para restaurantes e bares. Afinal, eles sabem que, para oferecer um serviço que seja fora da curva, devem olhar com atenção para três áreas: gestão de pedidos, controle de estoque e análise de dados dos clientes.

Gestão de pedidos

Automação para restaurantes e bares não quer dizer abrir mão das pessoas. Pelo contrário! A ideia é usar os recursos tecnológicos para facilitar a vida do cliente e, ao mesmo tempo, permitir que alguém de carne e osso ofereça o melhor atendimento possível. É por isso que os garçons estão trocando bloquinhos de papel por tablets para anotar os pedidos: a interação com a cozinha é bem mais ágil assim.

Cardápios digitais também são ideias válidas. Totens de autoatendimento, por exemplo, permitem que a galera faça os pedidos por conta própria e personalize cada item. Resultado: menos erros durante o preparo da refeição, mais satisfação para o cliente. Tem coisa melhor?

Outra opção são os menus via QR Code ou link. Embora não dê para fazer o pedido por ali, o diferencial é poder escolher o que comer e beber antes de o garçom chegar à mesa.

Controle de estoque

O uso da automação para restaurantes e bares ajuda a evitar um problemão: o estoque não estar alinhado à demanda. Isso porque não há falta de insumos com um software que monitora a quantidade de produtos nas prateleiras em tempo real. Além disso, representa o fim do desperdício, pois facilita a identificação de itens com taxa de descarte elevada.

Análise de dados

Mais importante do que coletar dados dos clientes é saber interpretá-los, transformando-os em munição para vendas. E as tecnologias de automação para restaurantes e bares fazem isso muito bem: levantam o histórico de pedidos, hábitos de consumo e frequência de visita para criar promoções e programas de fidelidade tão sob medida que seja praticamente impossível resistir.

Qual é a sua opinião sobre isso tudo, hein? Comente!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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