Não é necessário relembrar aqui o quanto a pandemia afetou o setor de viagens e turismo. Foi um período de intensa transformação, que forçou o mundo inteiro (literalmente!) a se adaptar. Os reflexos disso são sentidos até hoje, e inclusive estão ditando as novas tendências em eventos corporativos e sociais.
Atender às expectativas de um público cada vez mais consciente e conectado é desafiador para os hotéis, mas tem potencial para se tornar uma enorme vantagem competitiva. Quer descobrir que tendências são essas? Separamos duas delas aqui, então continue lendo e prepare-se para inovar!
1. Crescimento dos eventos híbridos
Se teve uma coisa que a pandemia ensinou muito bem é que a tecnologia pode e deve ser utilizada para encurtar distâncias e aproximar pessoas. Isso faz tanto sentido que, atualmente, ajuda a explicar aquela que é uma das principais tendências em eventos: a mescla de experiências presenciais e virtuais.
Chamados de eventos híbridos, são ótimas pedidas porque ampliam o alcance do encontro e oferecem flexibilidade aos convidados, sobretudo àqueles que teriam de se deslocar bastante para participar. Dá para fazer isso com conferências, reuniões de vendas e treinamentos, mas também com eventos sociais, como festas de casamento. É um jeitinho de garantir a presença de quem está longe.
Para assegurar a interação e o engajamento do público, a dica é apostar sem medo em ferramentas e recursos digitais, como enquetes, chats ao vivo e a realização de quizzes (brincadeiras de perguntas e respostas atreladas ao tema do evento, que rendem prêmios para quem fizer mais pontos).
Os eventos híbridos também são mais sustentáveis, sabia disso? Afinal, minimizam o impacto ambiental ao reduzirem as idas e vindas dos participantes – a chamada pegada de carbono. Além disso, são mais econômicos para as empresas, pois demandam menos gastos com viagens, hospedagens, logística e até com o catering (fornecimento de comida). Ainda assim, a receita do hotel é garantida, uma vez que sua infraestrutura física estará em uso.
Já ficou claro por que os eventos híbridos se tornaram tendências em eventos, né?
Desafios
Apesar das muitas vantagens, é nosso dever comentar também os desafios que permeiam a realização desse tipo de evento. O primeiro deles você já deve imaginar qual é: a necessidade de contar com equipamentos de áudio e vídeo de qualidade, bem como uma conexão estável à internet.
Outro ponto de atenção deve ser a escolha do espaço, com salas próprias para filmagens e transmissões ao vivo, o que exige iluminação e acústica apropriadas. Isso porque, se a ideia é integrar quem está participando remotamente, a experiência online deve ser a melhor possível. Para completar, é essencial que haja a presença de uma equipe especializada, principalmente técnicos em audiovisual: em caso de perrengue, é preciso ter a quem recorrer para que o show possa continuar.
2. Preocupação com sustentabilidade
Felizmente, sustentabilidade é uma das tendências em eventos que vêm se popularizando, especialmente devido à conscientização das pessoas quanto à preservação ambiental. E não pense que fazer isso requer um esforço extraordinário, viu? Pequenas ações mudam tudo.
Para começar, que tal substituir de vez o plástico descartável por materiais biodegradáveis e recicláveis? A redução de resíduos é exatamente isso: diminuir ao máximo o “rastro” deixado durante a realização de um evento, seja ele qual for. Uma ideia legal, e bastante prática, é a disponibilização de ingressos digitais, evitando, assim, a impressão de algo que será usado uma única vez.
A mesma atenção vale para a comida. Planejar cardápios mais precisos, que gerem o mínimo de desperdício alimentar, ajuda muito; doar as sobras também. Ah, e tem outra recomendação simples, mas de grande valia, envolvendo a alimentação: priorizar a contratação de fornecedores locais para o catering, ainda mais se isso significar acesso a produtos orgânicos. Essa iniciativa fortalece a economia regional e, ao mesmo tempo, reduz a pegada de carbono (olha ela aí de novo!), já que a distância menor a ser percorrida para a entrega emite menos gases de efeito estufa.
Oferecer transfer gratuito até o local e/ou implementar projetos que tenham como objetivo a neutralização de carbono, por exemplo, compensando a emissão do gás, também se enquadram como tendências em eventos atreladas à sustentabilidade. Medidas como essas, aliás, ajudam a construir uma marca sólida e de boa reputação.
E aí, preparado para levar seus eventos ao próximo nível? Compartilhe sua opinião nos comentários!