Um elevador que para de funcionar de repente; o ar-condicionado que resolve dar problema em pleno verão; um banho de água gelada em uma piscina que deveria ser aquecida. O que essas três situações têm em comum, além de serem o pesadelo de quem trabalha em hotel? Todas elas podem ser evitadas com uma boa manutenção e são ótimos exemplos de como a Internet das Coisas (IoT) na hotelaria faz cada vez mais sentido.
A sigla IoT vem do termo em inglês “Internet of Things”, um conceito que se refere a dispositivos que fazem parte do nosso dia a dia e se conectam à internet, trocando dados em tempo real. Esse é o caso de assistentes virtuais como a Alexa, lâmpadas acionadas por apps ou comandos de voz, cortinas automáticas e até termostatos inteligentes.
Quem já sacou que a IoT na hotelaria tem um impacto direto na experiência do cliente está em vantagem em termos de redução de custos e aumento na eficiência operacional. Bora entender por quê?
Exemplos práticos da IoT na hotelaria
O carro-chefe é a automação. Sensores detectam se há ou não pessoas em um ambiente e ajustam sozinhos as luzes e a temperatura – um diferencial eficaz e que economiza energia. Isso também se aplica à irrigação de jardins, cujos sistemas inteligentes se baseiam nas condições climáticas para definir o tanto de água a ser utilizado.
Ao mesmo tempo, os sensores acompanham o desempenho de sistemas essenciais, como ar-condicionado e caldeiras. Se houver variações bruscas de temperatura, por exemplo, um alerta é emitido, a fim de antecipar eventuais falhas de equipamento.
Portanto, IoT na hotelaria tem tudo a ver com manutenção preditiva: ajuda a prever, com o apoio de dados e de inteligência artificial, quando uma máquina deve apresentar defeito, identificando o melhor momento para uma manutenção preventiva. No português claro, significa cortar o mal pela raiz, evitar gastos com reparos emergenciais e não deixar ninguém na mão.
Ganhos de eficiência
A integração de tecnologias IoT também simplifica um monte de coisas, como check-in e checkout. Afinal, como já falamos neste post (vale a pena ler!), os totens de autoatendimento estão aí para agilizar esses processos. A automação contribui para a produtividade da equipe e para a satisfação do hóspede. Então, não tem motivo para não aderir, né?
E você, como usa a IoT na hotelaria? Comente!