Descubra novas oportunidades de aprendizado em um espaço dedicado aos desafios e inovações da hotelaria.FAÇA O SEU CADASTROFAÇA O SEU CADASTROInformações objetivas sobre as melhores práticas do mercado nos vários segmentos da hotelaria.Faça seu cadastro para acessar gratuitamente nossa área exclusiva.FAÇA O SEU CADASTRO
Ao contrário do varejo tradicional, em que a venda é imediata e pouco complexa, os hotéis têm características únicas. Para começar, geralmente as vendas...
Você acreditaria se alguém te dissesse que é possível aumentar a rentabilidade de um bar ou restaurante sem, necessariamente, ter de mexer nos preços...
*Artigo assinado por Luiz Henrique Miranda, diretor-executivo da Agência AMIgo!*
A programação editorial do Portal do Hoteleiro para o trimestre maio, junho e julho de 2025 já foi definida e deve abranger uma série de conteúdos estratégicos, destinados a impulsionar o desenvolvimento da hotelaria brasileira em múltiplas frentes. Cabe ressaltar...
Você acreditaria se alguém te dissesse que é possível aumentar a rentabilidade de um bar ou restaurante sem, necessariamente, ter de mexer nos preços ou cortar custos de forma drástica? Embora isso possa parecer uma pegadinha ou algum tipo de fórmula mágica, na verdade é só a engenharia de...
Sistemas de reservas online, fechaduras inteligentes, uso de chatbots para agilizar o atendimento. Basta uma olhada à volta para perceber que a tecnologia se enraizou de vez na operação hoteleira. Para lidar com essa nova realidade, um nome se sobressai: governança digital na hotelaria. É ela que abre caminho...
Ao contrário do varejo tradicional, em que a venda é imediata e pouco complexa, os hotéis têm características únicas. Para começar, geralmente as vendas são feitas pensando no futuro, o que exige uma dinâmica diferente envolvendo o processo de pagamento. Até pouco tempo atrás as soluções disponíveis para lidar...
*Artigo assinado por Patrícia Ventura, fundadora da VB Consultoria Hoteleira*
A crescente variedade de canais digitais e a velocidade trazida pelos dispositivos móveis elevaram as expectativas dos hóspedes, tornando-os mais exigentes. Por isso, nunca foi tão importante falar sobre comunicação na hotelaria, cuja eficácia conduz à excelência, impacta positivamente a...
*Artigo assinado por Hubber Clemente, hoteleiro com 25 anos de experiência, fundador e CEO da AFROTURISMO HUB, conselheiro do Quilombo Aéreo, colunista e palestrante engajado com os temas diversidade e inclusão no turismo*
Já que a maioria da população brasileira – 56,7%, segundo dados de 2024 da Pesquisa Nacional...
Por trás de todas as operações de um hotel existe uma série de pessoas mexendo os pauzinhos e fazendo as coisas acontecerem. Embora nem sempre o hóspede se atente a isso, definindo sua experiência simplesmente como boa ou ruim, o fato é que a excelência (ou não) da estada...
Compreender o ciclo de vida dos produtos em estoque é mais do que uma questão de organização; é uma estratégia que assegura a qualidade, minimiza o desperdício e dá um empurrãozinho em direção a uma margem de lucro maior. Por isso, nossa dica é: faça uma visita ao almoxarifado...
A fim de proporcionar um atendimento diferenciado, a equipe que trabalha na recepção deve estar preparada para lidar com praticamente qualquer coisa, inclusive – e principalmente – com a imprevisibilidade do dia a dia. E uma das formas de fazer isso é tendo procedimentos de emergência em hotéis bem...
Reflita por um instante sobre isso: quando o hóspede chega ao seu hotel e abre a porta da acomodação pela primeira vez, o que ele vê? Um aposento limpo, adequadamente iluminado e preparado no capricho para que sua estada comece com o pé direito? Caso a sua resposta não...
Embora “experiência” seja a palavra do momento, dificilmente o consumidor vai reservar uma hospedagem sem antes tentar encontrar a opção que ofereça o melhor custo-benefício. Portanto, é essencial garantir que, onde quer que ele procure, os preços praticados sejam competitivos, lucrativos e consistentes – em outras palavras, assegurar que...
“Inundações do Rio Grande do Sul”, “onda de calor excessivo”, “Furacão Milton”: segundo o relatório anual do Google, essas foram algumas das pesquisas mais feitas pelos brasileiros em 2024. Deu para perceber o que elas têm em comum, né? As três são reflexos das mudanças climáticas e fazem menção...