*Artigo assinado por Raphael de Santi Martini, consultor da Escola para Resultados e gestor hoteleiro há mais de 20 anos, com experiência em diversos...
*Conteúdo assinado por Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional, e por Huilder Magno de Souza, advogado da entidade*
Prezado associado,
Visando esclarecer os hotéis acerca das novas regras sobre entrada e saída de hóspedes, seguem orientações da ABIH Nacional elaboradas pelo seu departamento técnico e jurídico.
Qual é a legislação que...
Em um hotel, o treinamento da equipe do restaurante é mais do que uma prioridade: é algo que deve ser encarado como uma extensão da experiência do hóspede, já que potencializa a qualidade do serviço e a atenção aos detalhes. Decorar os nomes dos pratos ajuda? Sim, é claro,...
Modernização hoteleira não é só um nome bonito para a atualização de equipamentos em hotéis e pousadas. Trata-se de um processo que envolve administração estratégica de recursos, aprimoramento da eficiência operacional e um baita upgrade na experiência do hóspede, impactando (e beneficiando) diretamente a competitividade do negócio.
É exatamente essa,...
*Artigo assinado por Renato Pardo, consultor especializado em gestão de redes para hotéis e à frente do departamento de negócios da Net4Guest, empresa parceira do Programa Retrofit Tecnológico de Hotéis*
No início dos anos 2000, escutei de um líder de provedor de rádio da cidade de Atibaia (SP), chamado Edinilson,...
*Artigo assinado por Gabriel Emídio, jornalista e colaborador da Agência AMIgo! Comunicação Integrada*
A edição 62 (agosto/2025) da pesquisa realizada pela ABIH-SP sobre o desempenho da hotelaria paulista apurou elevação de 0,81% na taxa de ocupação e queda de 4,50% na diária média. Isso resultou no impacto negativo de -3,73%...
Ao contrário de outras áreas em que o trabalho remoto consegue suprir parte da demanda, nos hotéis nada acontece sem gente no local. Recepcionistas, camareiras, garçons, cozinheiros, técnicos de manutenção... simplesmente não tem como manter a operação em dia sem toda essa equipe lá, ao vivo e em cores....
A gestão de compras em hotéis não se resume a comprar itens e a contratar serviços: antes de tudo, é preciso comprar bem, acertando no fornecedor, na quantidade e, principalmente, no timing. Se isso não acontece, o empreendimento se vê frente a frente com uma série de compras emergenciais,...
É véspera de Natal. O hotel está lotado e a equipe do restaurante precisa de novos jogos de pratos e talheres, além de apetrechos específicos para a ceia. Todo mundo está correndo contra o relógio. Mas basta entrar no estoque para se lembrar que ninguém sabe onde estão essas...
O que um hotel deve fazer para que a experiência do hóspede seja a melhor possível? Se você pensou em personalização, acertou – e esse pode ser um sinal de que você leu o post Personalização na hotelaria: da coleta de dados à experiência perfeita. A verdade é que...
Os imprevistos têm um dom único de aparecer nos piores momentos: é a máquina de gelo que quebra durante um evento, o blecaute que rola em plena madrugada ou, em um cenário ainda mais grave, as falhas no sistema de combate a incêndios justamente quando ele é mais necessário....
Por mais consolidado que seja um meio de hospedagem, há uma preocupação que constantemente paira sobre os gestores: a de como evitar no-show em hotel. Afinal, quando o cliente simplesmente não aparece, não é só o quarto que fica vago. O planejamento que existe por detrás da chegada de...
*Artigo assinado por Raphael de Santi Martini, consultor da Escola para Resultados e gestor hoteleiro há mais de 20 anos, com experiência em diversos mercados do Brasil*
A noite de Réveillon em hotéis representa uma das maiores oportunidades para atrair hóspedes e não hóspedes e gerar receita, tornando a virada...