A gente sabe que um hotel está no caminho certo quando ele consegue crescer sem perder sua identidade, tomar decisões difíceis sem desorganizar a casa e garantir a excelência sem recorrer a atalhos ou abrir mão de sua ética. Atingir esse patamar é trabalhoso, sim, mas é uma meta perfeitamente possível com a adoção das melhores práticas de governança na hotelaria.
É isso o que permite manter o negócio nos trilhos, sempre de olho no longo prazo, e fortalecer a confiança na marca perante o mercado – algo que tem relação direta com o tipo de experiência proporcionada aos hóspedes, funcionários, acionistas e fornecedores, diga-se de passagem. Governança corporativa molda tudo: a cultura organizacional, a conformidade com normas e leis, o impacto social e ambiental, a eficiência administrativa, a prevenção a fraudes.
Diante de sua dimensão, em 2025 nos empenhamos ao máximo para abordar governança na hotelaria não como um conceito distante, mas como uma série de camadas que se revelam no dia a dia: nas decisões estratégicas, na maneira como os dados são usados, nas políticas de diversidade, na relação com a tecnologia e na coerência entre discurso, prática e resultado.
Retrospectiva 2025: o que esteve em alta sobre governança na hotelaria no Portal do Hoteleiro

Embora a gente adore transformar temas variados em pautas sob medida para você, é preciso reconhecer que nunca estivemos sozinhos nessa jornada. Afinal, além dos nossos leitores e assinantes, um time e tanto de patrocinadores caminhou e segue caminhando ao nosso lado.
São eles: ABIH Nacional, Equipotel, Escola para Resultados, Grupo R1, Guest Facilities, Omada by TP-Link, Retrofit Tecnológico de Hotéis, Revista Hotéis, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Solution4Hotel, Terras Altas Resort & Convention Center e Visite São Paulo Convention Bureau. Por trás da força de seus nomes e da grandeza de sua atuação estão líderes que acreditam em pessoas. E nada é capaz de deter uma pessoa comprometida em aprender, se aperfeiçoar e inovar.
Listamos abaixo cada um dos textos publicados no ano passado e atrelados ao vasto universo de governança na hotelaria. Dê uma boa olhada e escolha aquele que mais te interessa. Não existe ordem certa: nossa missão é entregar conteúdo de qualidade para que você encontre exatamente o que procura.
Janeiro
3 estratégias para fortalecer a estrutura organizacional de um hotel
Fevereiro
Segredos de um hotel de sucesso: 2 práticas para se destacar da concorrência
Março
Governança hoteleira: 5 razões que explicam por que a área é o coração do hotel
Abril
Governança digital na hotelaria: 5 diretrizes para transformar dados em decisões inteligentes
Maio
Como aplicar os 3 pilares do ESG na hotelaria (e o que você ganha com isso)
Junho
Julho
4 vantagens da governança corporativa em hotéis em tempos de crise
Agosto
Acessibilidade em hotéis: o que a Lei nº 13.146/2015 exige dos meios de hospedagem
Setembro
Modernização hoteleira: 4 cases reais do Programa Retrofit Tecnológico de Hotéis
Outubro
Novembro
Dezembro
Engaje-se com a força coletiva da hotelaria: assine o Portal do Hoteleiro e participe
Sentiu falta de algo? Tem algum assunto que chame a sua atenção e que ainda não abordamos? Deixe um comentário com a sua sugestão!
Agora uma proposta: e se formos mais longe em 2026?

Existe uma área dentro do Portal do Hoteleiro que pode ser acessada apenas por quem é assinante. Lá tem análises de mercado, planilhas prontas para download, relatórios mensais que apresentam um panorama do setor e descontos exclusivos em capacitações – todas elas disponíveis na plataforma da Escola para Resultados, referência nacional na formação de profissionais para a hotelaria.
Mais materiais estão sendo preparados e devem entrar em breve. Porém, a principal novidade é outra: todos os assinantes, independentemente de sua localização, serão convidados a participar de uma rodada de negócios em São Paulo, prevista para ser realizada entre os meses de março e novembro deste ano. Os detalhes serão fornecidos com antecedência, mas já podemos adiantar que essa é uma oportunidade valiosa para networking e para gerar novos negócios. Legal, né?
Sabe o que separa você de tudo isso? Um clique neste link e um cadastro curto, rápido e totalmente gratuito.
Se tem uma coisa que nós reverenciamos em associações como a ABIH é que não faz sentido algum querer crescer sozinho. Nosso propósito é que você cresça com a gente, de modo que a hotelaria, como a potência que é, também se desenvolva e prospere sempre mais. Por isso, participe, seja um assinante, consuma o conteúdo, especialize-se. Inclusive, fica aqui a deixa perfeita: que tal estender esse convite e incentivar outros profissionais a se associarem à ABIH no seu estado para que consigamos ampliar essa rede ao máximo? O futuro é coletivo!









