quinta-feira, 30 janeiro,2025
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Como encantar clientes: o papel da gestão de talentos na hotelaria

Mesmo com a tecnologia otimizando processos aqui e ali, são as pessoas as responsáveis pelo êxito das empresas. Em um hotel, um atendimento acima da média faz milagres, ao passo que uma única interação negativa com a equipe da recepção, por exemplo, é capaz de ofuscar instalações premium ou quaisquer outros diferenciais. Seria, então, a gestão de talentos uma das chaves para o sucesso? A gente acredita que sim!

Gestão de talentos na prática: atração

Todo mundo quer atrair os melhores profissionais. Só que, para isso, o hotel precisa ter uma imagem positiva, destacando-se por uma atuação alinhada aos seus valores de forma genuína. Isso inclui ser referência em conduta ética e transparência, apresentar uma cultura forte de valorização de talentos e oferecer salários e pacotes de benefícios atrativos, entre outras coisas.

Encontrar as pessoas certas é uma arte – e essa escolha tem um impacto enorme na experiência dos hóspedes. Além do fit cultural e de um currículo condizente com a área, a mágica acontece quando a equipe é inclusiva e diversa. Afinal, o time do hotel deve ser tão plural quanto os clientes para entender e atender às necessidades de cada um com excelência.

Retenção de talentos: uma conquista

Gestão de talentos dá trabalho, mas compensa. Depois de obter o “dream team”, é hora de garantir que essa galera não vá embora. Embora o pagamento no fim do mês seja um ótimo motivador, muitas vezes não compensa um ambiente ruim. O segredo é criar um clima leve e colaborativo, norteado pelo diálogo e pela confiança. Sempre.

Bons líderes tiram isso de letra. Eles arregaçam as mangas quando surge um problema e, em vez de procurarem por culpados, reconhecem o desempenho e o comprometimento e oferecem feedbacks construtivos. Esta última, aliás, é uma característica inerente à gestão de talentos: ajudar a equipe a se desenvolver por meio de planos de carreira reais e estruturados.

Capacitação e cultura de inovação

O acesso a recursos e a ferramentas que visam ao aperfeiçoamento técnico faz diferença. Porém, melhor ainda é estimular os funcionários a aprenderem novas habilidades e permitir que eles inovem no dia a dia, mesmo que alguns erros rolem no meio do caminho. Dessa forma, o engajamento da equipe é maior – e a competitividade do hotel também.

E por aí, como é a gestão de talentos? Deixe sua dica!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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