quinta-feira, 20 março,2025
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6 vantagens de realizar eventos híbridos em hotéis

Recentemente, publicamos um post que apresentava duas tendências em eventos – se você ainda não leu, é só clicar aqui. E uma delas definitivamente merece destaque: a importância crescente dos eventos híbridos em hotéis.

O uso do termo “híbrido” é muito acertado, já que não se trata de um evento nem 100% presencial, nem 100% virtual, mas que mescla elementos das duas modalidades. Embora já existisse antes, foi durante o período de pandemia, o qual forçou o mundo inteiro a se adaptar a uma nova realidade, que esta prática se popularizou de vez.

Nossa missão, ao longo deste texto, é elencar as principais vantagens de realizar eventos híbridos em hotéis e mostrar para você que esse pode ser o caminho para atrair mais pessoas, se aproximar de grandes empresas e, como consequência direta de tudo isso, gerar mais receita. Bora lá!

Por que os eventos híbridos em hotéis chamam cada vez mais atenção?

1. Cada pessoa escolhe como quer participar

Flexibilidade e praticidade estão entre os grandes benefícios dos eventos híbridos | Crédito: Freepik
Flexibilidade e praticidade estão entre os grandes benefícios dos eventos híbridos | Crédito: Freepik

Gerar interesse por um evento e obter um número elevado de inscritos não são tarefas fáceis, especialmente ao considerar que as pessoas estão cada vez mais seletivas com a forma como querem utilizar seu tempo. Por isso, um aspecto bem legal envolvendo os eventos híbridos em hotéis (ou em qualquer outro local, na verdade) é deixar que o público escolha como prefere participar.

Quem mora na mesma região onde o evento será sediado talvez prefira conferir tudo ao vivo e em cores. Em contrapartida, a necessidade de deslocamento pode ser um empecilho e tanto para quem está distante geograficamente, o que torna a possibilidade de acompanhar pela internet muito atrativa.

Outra iniciativa superválida adotada por algumas empresas é permitir que o público acesse todo o material na íntegra mesmo depois de encerrado o evento. Essa prática não só oferece aos participantes flexibilidade para consumirem o conteúdo no momento mais adequado, como ainda prolonga a “vida útil” do material, ampliando sua exposição e contribuindo para que ele se mantenha em alta.

2. O alcance é tremendamente maior

Uma das métricas que ajudam a dizer se um evento será bem-sucedido diz respeito ao número de confirmações de participantes. Quanto mais alto for esse número, melhor, certo? Certíssimo! Pois bem, essa é justamente uma das grandes vantagens de investir em eventos híbridos em hotéis.

Em primeiro lugar, eles não se restringem a uma localidade específica, o que, por si só, dá uma bela alavancada no alcance. Se, antes, era preciso limitar o número de convidados à capacidade do espaço físico, agora a audiência pode ser global. Já pensou? Além disso, eventos virtuais significam menos gastos por parte do participante – o que pode servir como chamariz para mais pessoas – e são mais fáceis de lidar em caso de conflitos com a agenda, especialmente se o conteúdo for gravado e disponibilizado posteriormente, como já comentamos.

Ah, e a cereja do bolo: eventos híbridos têm, naturalmente, um perfil inclusivo, favorecendo a participação de pessoas com deficiência.

3. A interatividade é mais acentuada

Se a ideia for optar por eventos híbridos, lembre-se sempre de trabalhar o engajamento do público | Crédito: Freepik
Se a ideia for optar por eventos híbridos, lembre-se sempre de trabalhar o engajamento do público | Crédito: Freepik

O engajamento do público é importante em qualquer tipo de evento, mas nos híbridos essa é uma característica ainda mais cobiçada – até porque desse engajamento depende em grande parte o êxito do evento. Acima de tudo, lembre-se do seguinte: a galera que está acompanhando online deve ter o mesmo espaço e grau de relevância de quem está presente fisicamente.

Hoje, as diversas plataformas de eventos virtuais vêm com uma série de ferramentas que possibilitam – e encorajam – a interação. Os chats ao vivo e a possibilidade de enviar perguntas em tempo real aos palestrantes são dois ótimos exemplos de como fazer isso. Recorrer à gamificação também ajuda bastante a manter o público conectado. Não à toa, muitas empresas apostam em quizzes, que consistem em brincadeiras de perguntas e respostas atreladas ao tema do evento e que rendem prêmios para quem fizer mais pontos.

Alguns eventos contam ainda com aplicativos exclusivos, cujos recursos permitem que os usuários postem fotos ou mensagens, compartilhando como está sendo sua experiência. Essa, aliás, é uma forma infalível de gerar engajamento e de os organizadores obterem feedback.

4. Eventos híbridos são mais sustentáveis

Aqui vão alguns dados para refletir: as viagens aéreas são responsáveis por algo em torno de 2,4% das emissões globais de CO2, sabia? E, em um único dia, são emitidas pelo menos 820 toneladas de CO2 pelos veículos que circulam por Sorocaba (SP). Em outras palavras, quanto mais a gente anda para lá e para cá, mais poluentes são lançados à atmosfera.

Portanto, não seria um exagero afirmar que a preferência pela realização de eventos híbridos em hotéis beneficia o meio ambiente, uma vez que menos pessoas se deslocam para prestigiar a programação. O impacto ambiental também é menor nas comunidades nas quais o hotel está inserido, reduzindo tráfego, resíduos, ruído e consumo de água e energia elétrica, para citar alguns exemplos.

5. Os custos de realização são menores

Prezar pela excelência de eventos que terão transmissão online exige colocar a mão no bolso no que concerne à contratação de equipamentos de áudio e vídeo de primeira linha, iluminação e acústica apropriadas e apoio de um time especializado. Isso sem falar na necessidade de uma conexão estável à internet. Tentar economizar nesses aspectos reduz drasticamente a experiência do participante e pode gerar repercussão negativa.

No entanto, mesmo considerando todo esse investimento, os eventos híbridos tendem a ser mais econômicos, viu? É só colocar na ponta do lápis: menos gastos com passagens aéreas, transfers, hospedagem, catering (fornecimento de comida), disponibilização de crachás e materiais impressos, aluguel de espaços gigantescos…

De quebra, a visibilidade e o alcance maiores dos eventos híbridos em hotéis podem ajudar a atrair parceiros e patrocinadores, o que talvez compense os gastos com tecnologia de ponta.

6. Os hotéis também saem ganhando

Ainda que parte do público esteja acompanhando online, a receita do hotel é garantida. Afinal, ainda será a sua infraestrutura física que estará em uso. Ao mesmo tempo, principalmente em eventos corporativos, é comum que as empresas reservem um “bloco” de acomodações para os funcionários que estão participando, especialmente em encontros com vários dias de duração. Neste caso, além da hospedagem, os hotéis também faturam com a aquisição de alimentos e bebidas (seja em seus restaurantes, seja via room service) e com serviços adicionais que eventualmente são contratados, como massagens e tratamentos de beleza no spa.

Se a ideia for entregar uma experiência genuinamente diferenciada durante o evento, pode ser interessante promover ações gastronômicas, por exemplo, para os participantes presenciais e enviar kits personalizados pelo correio para quem estiver longe. O cuidado com os detalhes e a excelência na prestação de serviços são decisivos para o fortalecimento da marca e da reputação.

A oportunidade é perfeita para que o hotel se aproxime de potenciais hóspedes, mantendo um canal aberto para apresentar pacotes de férias, promoções especiais e programas de fidelidade. O intuito, é claro, é gerar uma percepção positiva, de modo que essas mesmas pessoas se lembrem do empreendimento no futuro.

Você acredita no poder dos eventos híbridos em hotéis e em outros estabelecimentos? Já viveu isso na prática? Deixe um comentário!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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