sexta-feira, 30 maio,2025
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Etiqueta social a serviço da hospitalidade e bem viver nas esferas corporativas

*Artigo assinado por Andrea Nakane, especializada em Relações Públicas, mestre em Hospitalidade e doutora em Comunicação. Há 16 anos lidera a “Mestres da Hospitalidade”, com foco em treinamentos e qualificação profissional*

Atualmente, muito mais que outrora, a sociedade valoriza uma boa imagem profissional, social e pessoal. Dá para entender o porquê: essa imagem se transformou em instrumento para acentuar posicionamentos e conquistar oportunidades vinculadas a networking. Só que tal fato pode representar um mecanismo de exclusão. Inclusive, abordar o tema etiqueta social soa, para muitos, como mais um elemento excludente.

Porém, esse pensamento é equivocado. O conhecimento e a assertividade de seu uso promovem inclusão, gerando aproximação, cordialidade e harmonia nos relacionamentos. Sua aplicação, com destreza, elegância e propósito, permite convivências saudáveis e bastante produtivas para todos, sem exceção.

Muito além de normas: etiqueta social é sinônimo de empatia e boa convivência

Andrea Nakane ressalta a importância da etiqueta social no âmbito corporativo | Crédito: Divulgação
A especialista Andrea Nakane ressalta a importância da etiqueta social no âmbito corporativo | Crédito: Divulgação

A etiqueta não pode se restringir a uma compilação de normas e orientações comportamentais, estabelecendo, de forma absoluta, o que as pessoas podem ou não fazer. Ela é fonte para encontros verdadeiramente empáticos, nos quais o indivíduo não apenas percebe o outro, como também o respeita, agindo em conformidade com preceitos que nos permitem estar juntos sem imposições de gostos, manipulações ou preferências egocêntricas talhadas em nossos ambientes.

Somos muitos. Se cada um insistir em fazer prevalecer suas próprias predileções e estilos, os conflitos inevitavelmente surgirão, criando um terreno fértil para desentendimentos e agressões. E, infelizmente, esse parece ser o cenário predominante em nosso cotidiano.

A etiqueta social está vinculada à educação de não se enxergar como o centro do mundo, mas, sim, ter a certeza de que integramos um complexo e diverso ecossistema, que necessita de uma sinergia compulsória para a excelência de sua performance.

As consequências são positivas para as empresas

Uma equipe que domina as técnicas de etiqueta social favorece a criação de experiências diferenciadas, tornando o atendimento e todas as relações interpessoais mais humanizadas | Crédito: Freepik
Uma equipe que domina as técnicas de etiqueta social favorece a criação de experiências diferenciadas, tornando o atendimento e todas as relações interpessoais mais humanizadas | Crédito: Freepik

Em um panorama histórico, a etiqueta social era adquirida em manuais, nas histórias compartilhadas entre pais e filhos ou por meio dos costumes culturais, que se tornaram meios de ensinar acerca das atitudes que possibilitam conexões sociais de sucesso.

Como consultora que qualifica equipes de atendimento e receptivo há mais de 30 anos, tenho percebido o quanto as empresas estão cada vez mais conscientes e investindo em imersões instrutivas para seus colaboradores. Elas sabem que um bom clima organizacional interno é crucial para que haja um reflexo de total hospitalidade e representação junto a clientes, consumidores, hóspedes, visitantes etc.

Considerando o mundo competitivo e a natureza do trabalho em atender e servir o outro, dispor de uma equipe que domina as técnicas e diretrizes da etiqueta social abre caminho para a construção de ambientes mais prósperos e experiências bem-sucedidas, contribuindo para que cada um exercite o que existe de mais humano dentro de si.

Como consequência, ganha-se uma sensibilidade genuína, o que favorece a criação de laços mais eficientes e eficazes, mesmo que momentâneos. Além disso, atributos como gentileza e cortesia deixam de ser obrigações para se tornarem diferenciais nas relações. Trata-se de um tipo de inteligência individual que, no contexto coletivo, precisa ser constantemente cultivada ou mesmo desenvolvida.

O que não se pode é associar a etiqueta a uma mera futilidade ou perda de tempo, especialmente em uma era marcada pela inteligência artificial e tantos avanços tecnológicos. Justamente por ser uma prática essencialmente humana, a etiqueta se consolida como um recurso analógico valioso — um catalisador de atitudes que promovem o bem viver, em sintonia com a nossa condição humana.

Invista na disseminação da etiqueta social de sua organização e perceba que mudanças drásticas ocorrerão, ampliando o reconhecimento da sua marca e fidelizando seus consumidores. Afinal, para tratarmos nossos clientes como reis, nossa equipe precisa também fazer parte da realeza; caso contrário… melhor nem comentar!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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