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6 dicas de negociação para hotéis que querem sair na frente

E se a gente te falasse que o que pode estar impedindo o seu hotel de economizar é uma boa conversa? Calma, calma, isso não tem nada a ver com a performance da equipe. Nós estamos nos referindo aos fornecedores e à maneira com que o empreendimento tem obtido produtos ou serviços para sua operação. Conquistar contratos vantajosos é uma habilidade poderosa, principalmente em tempos de custos altos e margens apertadas. Portanto, fique por aqui: este post vai apresentar dicas de negociação para hotéis e ajudar o seu negócio a prosperar – sem abrir mão da qualidade, é claro.

Para aplicar no dia a dia: 6 dicas de negociação para hotéis que melhoram a saúde financeira

1. Tenha à mão as necessidades do hotel e o histórico de consumo

Pessoa organizando documentos com clipe de papel, representando a importância da preparação e análise de dados antes de iniciar processos de compras para hotéis.
Considere a mesa de negociação como um teste no qual você tem que obter a nota máxima: estude e se prepare muito bem para apresentar os melhores argumentos. Apesar de simples, essa é uma das mais importantes dicas de negociação para hotéis | Crédito: Freepik

Nenhuma negociação deve ser iniciada sem, antes, ter muito claro o que o hotel precisa adquirir e em qual quantidade. Quer um bom ponto de partida? Estude o histórico de consumo, pois ele oferece uma dimensão real dos itens que são essenciais para o êxito da operação, e se baseie nesses dados para estimar demandas futuras.

Como a hotelaria é marcada por uma flutuação natural na ocupação, a palavra é essa mesmo: estimar. Considere fatores como sazonalidade e eventos para ter uma noção de como deve ser o consumo nos próximos meses ou semanas para se preparar adequadamente. Jamais faça isso sem estar embasado em dados – essa é uma etapa fundamental para realizar compras para hotéis de forma estratégica.

Depois, é hora de dar um pulo no estoque e conferir os itens que já estão armazenados. Sem esse cuidado você provavelmente vai solicitar a aquisição de produtos em quantidades erradas, acumulando-os desnecessariamente e correndo o risco de vê-los se deteriorar nas prateleiras antes mesmo de serem utilizados. Sabe o que isso significa, né? Dinheiro jogado fora.

Dica: caso o seu hotel não tenha um sistema robusto de gestão de estoque, recomendamos a leitura do post 4 passos para melhorar o controle de estoque em pequenos hotéis com poucos recursos.

2. Seja específico

Uma das dicas de negociação para hotéis mais importantes é listar não apenas o que comprar, mas ser o mais detalhista possível. Há alguma marca, modelo ou especificação técnica que precisam ser levados em conta durante o processo de aquisição? Lembre-se: existe uma diferença enorme entre dizer “lâmpada para área externa” e “arandela solar integrada ASI 220 luz branca”. Esse nível de detalhamento evita erros e agiliza o processo como um todo. Sendo assim, vale a repetição: seja específico. O time de Compras agradece.

3. Faça uma varredura no mercado

Homem de camisa social roxa, com expressão preocupada, analisa documentos ao lado de uma calculadora. A imagem ilustra a importância de estudar o mercado com atenção antes de negociar e reforça uma das principais dicas de negociação para hotéis.
Atingir a eficiência nas compras para hotéis envolve olhar para o mercado antes de assinar qualquer contrato e ir em busca de preços e condições justos – tanto para o seu negócio, quanto para o fornecedor escolhido | Crédito: Freepik

Antes de fechar qualquer acordo, descubra qual é o preço médio pelo qual determinado item é vendido. Isso é importante porque te ajuda a estabelecer um ponto de referência, impedindo que você fique no escuro no momento da negociação. Além disso, ter essa informação na manga permite identificar valores inflacionados – o que dá margem para tentar preços melhores – ou muito abaixo do mercado – o que pode ser um sinal de alerta quanto à qualidade.

Ter ciência das condições oferecidas pelos fornecedores é outro fator de peso. Ao amparar a tomada de decisão em uma base de comparação sólida e atualizada, você consegue construir uma argumentação estratégica e apresentar uma contraproposta mais adequada à realidade do seu negócio. Esse tipo de cuidado é fundamental para tornar as compras para hotéis mais eficientes. Dito isso, tenha em mente que dificilmente a primeira proposta será a ideal, viu? Analise o mercado com racionalidade e não tome decisões precipitadas, que podem culminar em desperdício de recursos.

4. Tem preferência por um fornecedor? Não entre em contato com ele primeiro

Pode parecer contraditório, a gente sabe. No entanto, essa é uma das dicas de negociação para hotéis mais preciosas. Quando você deixa o fornecedor mais cobiçado por último, você chega até ele com uma técnica refinada e mais aquecido para fechar negócio – além de ter tido a chance de ouro de enriquecer seu repertório com informações coletadas junto à concorrência. São essas mesmas informações que vão abrir caminho para você chegar à mesa de negociação com boas chances de conseguir o que deseja.

5. Vá atrás de mais do que apenas bons preços

Homem com camisa vinho confere uma prancheta rodeado por caixas de papelão, sugerindo um ambiente de recebimento de mercadorias. A imagem reforça uma das principais dicas de negociação para hotéis: avaliar não apenas o preço, mas também as condições oferecidas pelo fornecedor para garantir acordos vantajosos.
Nas compras para hotéis o preço importa, é claro. Porém, preocupe-se mais com o custo-benefício e use todos os argumentos para obter condições diferenciadas para o seu empreendimento | Crédito: Freepik

Veja bem, não estamos falando que o preço não é um fator relevante. Muito pelo contrário: diante das diversas despesas fixas e variáveis comuns à hotelaria, reduzir custos é sempre uma iniciativa bem-vinda. Não à toa, não tem como falar em processos de compras para hotéis sem mencionar um dos grandes trunfos dos meios de hospedagem: as compras em volume, as quais trazem consigo um imenso potencial de barganha.

A ideia, no caso, é ressaltar a importância de incluir na negociação outros fatores correlatos, como prazos de pagamento, frete e condições de entrega diferenciados. Ao mesmo tempo, é sempre válido verificar a possibilidade de ampliar o leque de serviços ofertados pelo fornecedor sem a cobrança de taxas adicionais – cabe citar aqui brindes, consultoria, treinamentos, suporte técnico e manutenção preventiva de equipamentos, por exemplo.

6. Construa uma relação de confiança e parceria com os fornecedores

Não encare os fornecedores como meros prestadores de serviço. Eles são mais do que uma ponte entre o seu empreendimento e o item que você precisa para manter a operação funcionando. Estabeleça uma relação alicerçada na honestidade e na ética, sendo sempre muito transparente quanto às necessidades e às expectativas.

Você não precisa (e nem deve) aceitar condições que não façam sentido em nome do bom relacionamento. Entretanto, quando existe diálogo, confiança e interesse genuíno em dar sequência à parceria comercial – a qual, aliás, deve, necessariamente, ser benéfica para ambos os lados –, adaptações aqui e ali podem ser a diferença entre superar um momento de crise ou sucumbir às dificuldades. Esse tipo de postura é uma das dicas de negociação para hotéis que mais contribuem para a construção de acordos sustentáveis ao longo do tempo.

Às vezes, ser flexível pode ser a chave para se diferenciar. Afinal, o fornecedor talvez tenha produtos alternativos que gerem resultados excepcionais – nos quais você provavelmente não arriscaria se não confiasse na qualidade da entrega – ou esteja disposto a testar novos modelos de parceria, a exemplo de pagamento por consignação, compras colaborativas e fornecimento de algum produto ou marca com exclusividade.

Os erros mais comuns nos processos de compras para hotéis

Homem de terno e gravata em um escritório, com expressão de frustração e as mãos no rosto. O objetivo da imagem é representar oportunidades de negócio perdidas devido a erros cometidos em processos de compras para hotéis.
Não é preciso ter nenhum superpoder ou talento nato: levar as técnicas e dicas de negociação para hotéis a sério já é mais do que suficiente para não cometer erros básicos | Crédito: Freepik

Todo mundo está sujeito a cometer erros, mesmo que conte com anos e anos de experiência. Porém, uma das dicas de negociação para hotéis mais importantes é se preparar adequadamente justamente para desviar da maioria deles. Abaixo estão alguns dos deslizes mais comuns:

  • tomar decisões sem embasamento e sem ter objetivos bem definidos;
  • escolher o fornecedor que oferece o preço mais baixo, sem olhar para prazos de pagamento e entrega, frete, garantias, pós-venda e demais condições atreladas;
  • apostar todas as fichas em um único fornecedor, ficando no prejuízo em caso de problemas do lado dele (como atrasos, greves e até falências) e totalmente dependente de seus preços e prazos;
  • focar em parcerias de curto prazo, enxergando as compras para hotéis como ações pontuais. Isso dificulta o acesso às melhores condições para adquirir certo produto ou serviço, pois os fornecedores tendem a priorizar clientes recorrentes, com os quais têm uma relação duradoura e, de certa forma, previsível;
  • não oficializar a parceria comercial com contratos formais, assinados por ambas as partes, abrindo brechas para mal-entendidos e frustrações com demandas não atendidas;
  • não acompanhar o pós-negociação para saber se o que foi acordado está sendo cumprido. O ideal é criar um sistema de monitoramento de desempenho e averiguar se o fornecedor está deixando a desejar em algum quesito, usando esses dados como “munição” em futuras negociações.

Não se iluda, viu? Negociar bem não é questão de sorte ou de talento – é estratégia, preparo e foco em resultados concretos. Agora que você já conhece algumas das melhores práticas que aprimoram a eficiência das compras para hotéis, convidamos você a uma reflexão: seu atual processo de negociação é, de fato, o melhor possível ou será que você está deixando passar boas oportunidades?

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi