Ao contrário do varejo tradicional, em que a venda é imediata e pouco complexa, os hotéis têm características únicas. Para começar, geralmente as vendas são feitas pensando no futuro, o que exige uma dinâmica diferente envolvendo o processo de pagamento. Até pouco tempo atrás as soluções disponíveis para lidar com isso eram genéricas. Porém, de abril para cá, tudo mudou: o mercado viu nascer a Utrippay, a primeira adquirência para a hotelaria – e só para a hotelaria.
A novidade é fruto do trabalho da Utrip, startup brasileira de tecnologia que encontrou no e-commerce uma forma de descomplicar o dia a dia de quem trabalha no setor de hospitalidade e de estimular as vendas diretas. Em linhas gerais, a empresa desenvolveu seu próprio ecossistema, reunindo em uma única plataforma motor de reservas, site, marketing digital, chatbot, televendas e pagamentos integrados. O objetivo é simples: usar tecnologia avançada para ajudar hotéis de todos os portes a obter resultados cada vez melhores.
O surgimento da Utrippay veio para costurar ainda mais essas facilidades e trazendo consigo uma série de vantagens. Descubra já por que contar com uma adquirência para a hotelaria tem tudo para impactar positivamente a rentabilidade e a eficiência do seu negócio!
Calma lá: o que é, exatamente, uma adquirência?
Sempre que o cliente escolhe ficar no seu hotel ele deve fazer um pagamento, certo? Caso ele opte por pagar via cartão de crédito, por exemplo, é a adquirência que vai intermediar esse pagamento. Ou seja, o hotel não se conecta direto à bandeira do cartão; é a adquirência que cuida de todos os trâmites, da autorização e captura do valor ao repasse para o hotel. De um jeito extremamente simplificado, pode-se dizer que a adquirência é a empresa por trás da maquininha – mas sua relevância vai muito além disso.
É importante não confundir adquirência com meio de pagamento, apesar de as duas coisas estarem bem relacionadas. O meio de pagamento é a forma como o hóspede escolhe pagar: boleto, Pix, cartão de crédito, cartão de débito, e-wallets (carteiras digitais). Já a adquirência se refere aos “bastidores” do pagamento, fornecendo a estrutura necessária para que ele aconteça.
Por um bom tempo as adquirências focavam apenas em pagamentos com cartão. Contudo, hoje isso evoluiu, e as adquirências mais modernas conseguem processar outros meios de pagamento. Esse, aliás, é um dos pontos fortes da Utrippay.
Por que é interessante ter uma adquirência para a hotelaria?
Demos o gancho já no começo do texto: a hotelaria apresenta algumas peculiaridades em relação a pagamentos e reservas. Como as reservas de hospedagem tendem a ser realizadas com antecedência, o que o hotel normalmente faz é uma pré-autorização do valor a ser pago. Isso significa que a captura (momento em que o valor de uma transação é efetivamente cobrado do cartão) não é imediata; é como se rolasse um bloqueio de crédito no cartão do cliente.

Além disso, há dois outros cenários bastante comuns no setor: cancelamentos e no-show. Quando uma das duas coisas acontece, “gatilhos” específicos são ativados – entre eles, podemos citar a cobrança de multas pré-definidas ou estorno (parcial ou total), a depender da política do hotel. É devido a esse funcionamento diferente, que foge do fluxo tradicional do varejo, que a chegada de uma adquirência para a hotelaria é tão importante.
“A Utrippay foi pensada justamente para atender a essas peculiaridades. Oferecemos a funcionalidade de pré-autorizar o valor, garantindo segurança para o hotel e tranquilidade para o cliente. Após a finalização podemos realizar a captura, desde que faça parte do negócio do hotel. Com relação ao no-show, a plataforma pode executar automaticamente a cobrança do valor definido na política de reserva, reduzindo perdas e otimizando a operação por meio de APIs seguras. Para cancelamentos, a pré-autorização faz parte da jornada e a devolução é prática – mas sempre seguindo as políticas estabelecidas na reserva”, explica Hiéracles Arnessen, CEO da Utrip.
Quais benefícios práticos a Utrippay entrega aos hoteleiros?

Os estabelecimentos comerciais costumam pagar algumas taxas às adquirências. Uma das principais é a MDR (Merchant Discount Rate), taxa administrativa que corresponde a uma porcentagem do valor total de cada venda feita por cartões de crédito ou débito. Há também a taxa de intercâmbio, a taxa paga às bandeiras dos cartões, aluguel ou mensalidade para utilizar a maquininha… A Utrippay, por ser uma adquirência para a hotelaria, consegue cobrar taxas mais competitivas, uma vez que sua atuação é voltada a um único setor.
Ao mesmo tempo, a Utrippay não funciona como um sistema isolado de processamento de pagamentos. Pelo contrário: possibilita integração total com os softwares de gestão hoteleira (PMS), de modo que as informações de pagamento são automaticamente registradas e vinculadas às respectivas reservas.
Outras vantagens são:
- além dos cartões, a maquininha aceita pagamentos via Pix (a partir da geração de QR Code) e por aproximação;
- suporte especializado, que visa construir um relacionamento próximo com o hotel e oferecer atendimento personalizado nas etapas de venda, implantação e pós-venda;
- promoção de capacitações nos hotéis e acompanhamento constante ao longo do primeiro mês de implantação;
- geração de relatório detalhado de vendas;
- parcerias com líderes em tecnologia antifraude e pagamentos, que monitoram as transações em tempo real e evitam atividades suspeitas, bem como cumprimento rigoroso de padrões de proteção de dados;
- extrato unificado, consolidando todas as vendas efetuadas por meio do sistema da Utrippay e, assim, facilitando a prática de conciliação.
“Por sermos uma empresa que nasceu do meio hoteleiro, entendemos bem quais são as dificuldades do setor, principalmente quando se fala de uma operação financeira manual para conciliar os pagamentos que o hotel recebe. Nós já nascemos conhecendo essa dor e já tendo o remédio para sanar”, comenta o CEO da Utrip.
Utrip: grandes conquistas e novidades à vista
Embora a Utrip tenha sido fundada somente em 2022, não se deixe enganar pelo pouco tempo de estrada. Os números impressionam: já foram mais de R$5 milhões investidos, mais de 100 mil reservas processadas e uma quantia superior a R$ 600 milhões em transações realizadas. No momento são quase 20 hotéis integrados, mas a meta é ambiciosa: estar presente em mais de 100 hotéis pelo país nos próximos anos.
O lançamento da Utrippay foi algo grande – e, de acordo com Hiéracles Arnessen, há previsão de novas soluções voltadas para o setor hoteleiro ainda em 2025. Portanto, fique de olho, pois deve vir coisa boa por aí!
Agora conte pra nós: o que você achou do surgimento da primeira adquirência para a hotelaria? Você concorda que a Utrippay tem potencial para otimizar as transações e a gestão financeira do seu hotel? Deixe um comentário!