quinta-feira, 6 fevereiro,2025
No menu items!
InícioEditoriasRecursos HumanosComo os treinamentos na hotelaria podem revolucionar a experiência do hóspede?

Como os treinamentos na hotelaria podem revolucionar a experiência do hóspede?

Guarde bem essa frase: quem investe em treinamentos na hotelaria investe no sucesso do negócio. Alguma vez você já se perguntou por que a estada em determinados hotéis é tão diferenciada? Uma boa infraestrutura conta muitos pontos, sem sombra de dúvidas, mas nosso palpite é outro: esses lugares colocam a experiência do hóspede no centro de tudo.

Ter uma equipe que compartilhe esse mesmo objetivo é fundamental; desenvolver continuamente essa equipe, oferecendo espaço e recursos para seu crescimento profissional, é ainda mais promissor. Dá para ressaltar três vantagens logo de cara: o atendimento tende a ser melhor, o dia a dia ganha eficiência e o engajamento do time aumenta consideravelmente. Vamos explorar mais este tema, então?

Desenvolvimento de habilidades digitais: um dos trunfos dos treinamentos na hotelaria

Uma das características mais marcantes do setor hoteleiro é a sua dinamicidade. Tudo muda muito rápido, inclusive o modo de fazer as coisas. Se antes a gestão de reservas era um processo mais manual do que digital, hoje é exatamente o inverso. A agilidade que a tecnologia agrega aos processos é enorme. Porém, para que isso se reflita em produtividade e em resultados acima da média, é preciso saber utilizar as ferramentas adequadamente – o que, é claro, tem tudo a ver com treinamentos na hotelaria.

Quer um exemplo prático? Os dados mais valiosos de um hotel são aqueles frutos de um bom relacionamento com o cliente. É importante cuidar dessa base com carinho, dedicando tempo para entender seu perfil e para alinhar as estratégias comerciais às expectativas dos visitantes. Sendo assim, faz todo o sentido que a equipe manje de Customer Relationship Management (CRM) – do conceito em si ao uso de softwares que auxiliam a gestão desses dados.

Neste sentido, vale a pena também capacitar o time no que se refere à análise de dados de modo geral. Saber “ler” números e interpretar relatórios de ocupação, identificando padrões de comportamento e ajustando a realidade do hotel à flutuação da demanda, são habilidades que tornam o empreendimento mais competitivo.

Outra aptidão que pode ser refinada com treinamentos com foco na hotelaria envolve o domínio dos sistemas de reservas, como os Property Management Systems (PMS). Além de proporcionarem uma visão macro das reservas, o que ajuda a evitar o overbooking e a maximizar a ocupação, eles otimizam o controle de receitas e despesas, geram relatórios que apoiam a tomada de decisões e simplificam o gerenciamento financeiro.

E tem mais um monte de treinamentos na hotelaria que impactam positivamente os resultados, viu? Capacitações sobre automação, Internet das Coisas e atendimento online, incluindo o uso estratégico das redes sociais, são ótimas opções para deixar no radar.

A importância das habilidades sociais para a experiência do cliente

Em meio à gama de opções de treinamentos na hotelaria, vale a pena investir nos que tenham como objetivo aprimorar as habilidades sociais nos colaboradores | Crédito: Freepik
Em meio à gama de opções de treinamentos na hotelaria, vale a pena investir nos que tenham como objetivo aprimorar as habilidades sociais nos colaboradores | Crédito: Freepik

Tudo o que a gente citou até aqui já ajuda a aprimorar a experiência do cliente, pelo menos indiretamente. No entanto, a performance do hotel tende a ser ainda melhor se essas capacitações mais técnicas se somarem ao desenvolvimento de habilidades comportamentais.

Entre as mais cobiçadas estão empatia, resiliência e comunicação clara e eficaz. Parece simples, né? Mas é bom lembrar que atuar na hotelaria é lidar com pessoas diferentes a todo momento, o que significa que saber se colocar no lugar do outro e manter a calma quando rolam situações desafiadoras fazem toda a diferença.

Ah, sabe o que mais sempre cai bem com o hóspede? Descobrir suas preferências e personalizar ao máximo sua estada. Com essas informações em mãos, aplicar as técnicas de upselling e cross-selling, por exemplo, fica muito mais fácil. Há diversos treinamentos na hotelaria que abordam esses métodos – e isso pode ser o que faltava para potencializar de vez a receita do hotel.

Agora é com você: qual das habilidades mencionadas neste texto você acha mais importante para um profissional, hein? Como está o seu cronograma de treinamentos na hotelaria? Participe da conversa!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

×