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Como escolher um profissional de manutenção hoteleira e ter um serviço impecável

Ter na manga o contato de um profissional de manutenção hoteleira de confiança é um trunfo importante. Afinal, o papel desse especialista é proporcionar conforto e segurança, garantindo que os hóspedes encontrem tudo funcionando perfeitamente e intervindo o mais rápido possível sempre que isso não acontecer. Sua expertise, portanto, tem uma profunda relação com a eficiência operacional do hotel e com a experiência do cliente.

Diante disso, a pergunta que agora não quer calar é: como identificar um bom profissional de manutenção hoteleira, você sabe? Sendo a hotelaria um setor dinâmico e extremamente centrado em oferecer um atendimento de excelência, não dá para colocar tamanha responsabilidade nas mãos de qualquer pessoa.

Nós fizemos a lição de casa por aqui: selecionamos alguns atributos dos quais você não pode abrir mão quando estiver em busca de um prestador de serviço que ajude a manter a estrutura do seu empreendimento tinindo. Confira!

6 características que os melhores profissionais de manutenção hoteleira têm em comum 

1. Conhecimento técnico e versatilidade

Sempre leve o nível de expertise em consideração quando for contratar um profissional de manutenção hoteleira. Quanto mais gabaritado ele for, melhor | Crédito: Freepik
Sempre leve o nível de expertise em consideração quando for contratar um profissional de manutenção hoteleira. Quanto mais gabaritado ele for, melhor | Crédito: Freepik

Fala sério, o primeiro item da nossa lista não tinha como ser diferente, né? Quando um equipamento apresenta falha, nossa primeira reação é procurar o suporte de pessoas capacitadas para solucionar aquele problema específico. Por isso, o ideal é poder contar com um profissional de manutenção hoteleira que manje um pouco de tudo: dos reparos em sistemas de ar-condicionado e fiação ao bom funcionamento de tubulações. Melhor ainda se for alguém que saiba lidar também com fechaduras eletrônicas, sensores (alô, Internet das Coisas!) e outros sistemas tecnológicos.

A gente sabe que dificilmente você vai encontrar uma única pessoa que seja especializada em todas essas áreas de manutenção. No entanto, ter alguém com uma noção básica de cada uma delas e disposição em realizar reparos variados pode ajudar a resolver vários pepinos.

Dica de ouro: priorize profissionais que tenham certificações e cursos técnicos, já que isso eleva bastante a qualidade da prestação de serviço.

2. Disponibilidade

Como o funcionamento de um hotel é 24h, imprevistos podem acontecer a qualquer momento – inclusive aos finais de semana, feriados e fora do horário comercial. Isso significa que é essencial ter o respaldo de uma equipe de manutenção que possa ser acionada de uma hora para outra sem perda de qualidade técnica, mesmo que seja de madrugada. Considerando este cenário, uma estratégia que faz sentido é ter um time que atue em sistema de turnos para cobrir todos os períodos.

3. Facilidade em encontrar soluções

Um profissional de manutenção hoteleira acima da média é aquele cujo know-how permite que ele não apenas identifique rapidamente qual é o problema, como também não demore a encontrar soluções eficazes. Treinamentos constantes e experiência na área ajudam bastante neste sentido.

Dispor dessa agilidade e desse diagnóstico preciso é fundamental para uma percepção positiva por parte do hóspede; inclusive, quanto menos impacto ele sentir, melhor. Lembre-se: a manutenção mais adequada é aquela que acontece antes mesmo que ele perceba que há algo errado.

4. Perfil detalhista e perfeccionista

Você já ouviu aquela expressão “a perfeição mora nos detalhes”? Pois ela se encaixa como uma luva no contexto da manutenção hoteleira. Quando um profissional executa o seu trabalho com atenção, o resultado é a excelência. Isso porque essa minúcia reduz as chances de pequenos problemas se tornarem uma bola de neve lá na frente – o que, por sua vez, significa menos custos para o hotel e mais satisfação para o cliente.

5. Habilidade de se comunicar de forma clara

Embora um profissional de manutenção hoteleira tenha um perfil técnico, nem todo mundo compartilha do mesmo conhecimento. Sendo assim, é imprescindível que ele possa explicar de forma lúdica qual é o problema e o que é preciso fazer para solucioná-lo. Deixar o “tecniquês” de lado é essencial para evitar ruídos na comunicação.

Ao mesmo tempo, e especialmente quando houver interação com os hóspedes, é preciso zelar para que o tom de voz seja cortês e respeitoso, viu? Demonstrar boa vontade e ter uma atitude amigável muitas vezes já correspondem a meio caminho andado para resolver a situação.

6. Aderência a regulamentações e normas de segurança

A segurança sempre (sempre!) deve vir em primeiro lugar em qualquer reparo feito por um profissional de manutenção hoteleira | Crédito: Freepik
A segurança sempre (sempre!) deve vir em primeiro lugar em qualquer reparo feito por um profissional de manutenção hoteleira | Crédito: Freepik

Seja em um hotel ou em qualquer outro estabelecimento, a equipe de manutenção deve ter na ponta da língua todas as normas de segurança – e cumpri-las à risca, é claro. Este, aliás, é um aspecto inegociável: quando negligenciado, pode colocar em risco a segurança física de hóspedes e funcionários e causar sérios danos às instalações.

Entre outras coisas, é fundamental realizar inspeções regulares nas instalações elétricas (para conferir se não há sobrecarga de tomadas ou fiação desgastada, por exemplo) e nos sistemas de prevenção e combate a incêndio (conferindo alarmes de incêndio, detectores de fumaça, extintores e sprinkles). Além disso, é sempre válido lembrar que é obrigação do hotel sinalizar onde estão as saídas de emergência, facilitando a evacuação dos hóspedes em casos de situações extremas.

E você, quais critérios você usa na hora de selecionar um profissional de manutenção hoteleira? Tem alguma história para contar que reforce o quanto esse especialista ajuda no sucesso do negócio? Fique à vontade para deixar um comentário!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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