A recepção é, sob muitos aspectos, a espinha dorsal do meio de hospedagem. É ali em que a estada começa e termina, o ponto para o qual os hóspedes recorrem quando precisam de ajuda, o espelho que reflete como o empreendimento enxerga o atendimento ao cliente. Além disso, se utilizado com sabedoria, o espaço pode ser uma baita vitrine de práticas sustentáveis em hotéis, sabia?
Sim, um hotel sustentável não se restringe a projetos grandiosos ou a reformas estruturais complexas. Pequenas mudanças na recepção são capazes de gerar impacto real, enaltecendo um posicionamento de marca que valoriza tanto a experiência do cliente quanto o compromisso com a preservação ambiental.
Que tal tirar um tempinho agora para conferir alguns exemplos de como fazer isso?
1. Redução de papel

Um dos clássicos vilões da sustentabilidade é o uso exagerado e desnecessário do papel. São formulários para preencher e assinar, folhetos com dicas de passeios e atrações que ficam esquecidos na gaveta ou na mala, recibos que acabam se apagando com o tempo. Manter a impressora trabalhando tanto custa dinheiro – e vamos combinar que dá para digitalizar muita coisa e ainda assim ser eficiente, né?
Uma pesquisa realizada pela Gartner mostrou que cerca de 3% do lucro das empresas é gasto com papel, impressão, armazenamento e manutenção de documentos físicos. Ou seja, a redução de papel na hotelaria não ajuda somente a manter uma porção de árvores de pé, como ainda contribui para a redução de custos do próprio hotel.
Essa é uma meta possível de ser atingida com medidas fáceis, tais como:
- adoção de check-in e checkout online;
- disponibilização de informações via QR Codes, como cardápios e programação de atividades;
- envio de notas fiscais e comprovantes por e-mail.
2. Consumo inteligente de energia
A conta de energia elétrica geralmente é uma das mais altas, e a tendência é que continue assim – em 2025, devido aos baixos níveis das hidrelétricas e a outros fatores, o reajuste médio das tarifas deve ficar na casa dos 6,3%. Diante disso, faz sentido pensar em formas de estimular um uso mais consciente.
O primeiro passo costuma ser trocar lâmpadas convencionais por versões LED, que são mais eficientes, mais duráveis e emitem menos calor, diminuindo a necessidade do ar-condicionado. Mas, para levar as práticas sustentáveis em hotéis a outro patamar, existem mais algumas soluções que também podem ser incorporadas.
Entre elas, vale a pena destacar o uso de sensores de presença, que acionam a iluminação em algumas áreas somente quando alguém se aproxima. Do contrário, as lâmpadas se mantêm apagadas para evitar o desperdício. Outra medida que ajuda bastante é investir em janelas e claraboias, que favorecem a entrada de luz natural e reduzem a dependência de eletricidade durante o dia.
Para se tornar um hotel sustentável de verdade, é interessante que os princípios da sustentabilidade norteiem até mesmo a escolha dos eletroeletrônicos do time da recepção: a prioridade deve ser por computadores, TVs e equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, que tenham selo de eficiência, já que isso atesta que o produto oferece desempenho de qualidade a um consumo menor de energia.
3. Coleta seletiva do lixo

O cliente cruza a porta de entrada e, logo que chega, nota a presença de lixeiras de coleta seletiva na área da recepção. A mensagem transmitida pelo hotel é cristalina: “lugar de lixo é no lixo – mas aqui cada lixo tem um lugar certo”. Essa é uma forma básica, porém poderosa, de demonstrar preocupação com o impacto ambiental e de engajar hóspedes e funcionários em um esforço coletivo. Tem só um ponto de atenção: é preciso que as lixeiras venham com uma sinalização clara para minimizar o descarte incorreto.
Melhor ainda se o meio de hospedagem praticar a chamada logística reversa, que consiste em recolher determinados tipos de resíduos para reaproveitá-los de alguma maneira ou, então, para assegurar que o descarte seja ambientalmente seguro – esse é o caso de pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos (como celulares antigos), pneus e embalagens, para citar alguns exemplos.
Essa iniciativa relativamente simples, especialmente se houver o apoio de parceiros locais especializados, combate a poluição, evita a contaminação do solo e da água por descarte inapropriado e faz a economia girar, sendo decisiva para um desenvolvimento econômico e social sustentável.
Dica: os funcionários podem trazer ainda mais visibilidade a ações como essas. Só que, para fugir de discursos engessados ou forçados, que pareçam querer “doutrinar” o cliente, é imprescindível oferecer treinamentos adequados, combinado?
4. Ser coerente na escolha de brindes e materiais
Um hotel sustentável se diferencia dos demais em vários aspectos, inclusive nas pequenas decisões do dia a dia. Por isso, se o empreendimento ainda está na pegada de entregar canetas, bloquinhos ou garrafas plásticas de água como mimos de boas-vindas, chegou a hora de mudar.
Para não tropeçar e acabar caindo naquela famosa expressão “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”, que representa incoerência entre o discurso e a prática, o ideal é substituir esses itens por opções mais alinhadas ao espectro da sustentabilidade – e expandir esse pensamento para toda a operação.
Aqui vão alguns insights:
- sacolas plásticas à ecobags;
- canudos plásticos à canudos de inox;
- garrafas plásticas à copos estilizados ou garrafinhas reutilizáveis;
- blocos de papel à blocos de papel reciclado;
- docinhos e quitutes nos quartos à snacks artesanais feitos por produtores locais e, preferencialmente, sem embalagens;
- shampoo e sabonete em embalagens unitárias à dispensers;
- cartões de acesso de plástico à chaves digitais via app;
- guardanapos de papel à guardanapos de tecido;
- copinhos de café descartáveis (especialmente na recepção) à xícaras de cerâmica.
Tudo isso reforça a “narrativa” do hotel de ser comprometido com escolhas que não agridam (tanto) a natureza. De quebra, comprova que sustentabilidade e foco na experiência do cliente formam uma boa dupla.
5. Apostar em móveis e decoração eco friendly

A adesão às práticas sustentáveis em hotéis pode se traduzir também no mobiliário da recepção, viu? No caso de artigos de madeira, o ideal é adquirir móveis com a certificação FSC (Forest Stewardship Council®), que atesta que o processo de produção daquela peça específica foi ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Não à toa, essa é uma das certificações mais respeitadas do mundo.
Ao mesmo tempo, a magia da reciclagem permite transformar objetos aparentemente sem valor – como brinquedos quebrados, garrafas pet e embalagens de cosméticos – em objetos de decoração que se destacam pelo design inovador e pela durabilidade. Para se inspirar, convidamos você a conhecer cinco iniciativas superbacanas que ressignificam o uso do plástico e impedem que ele vá parar no fundo dos oceanos ou em qualquer outro local inapropriado durante seu longo processo de decomposição.
Outra dica para uma recepção mais verde é utilizar plantas naturais como parte do design. Além de elas tornarem o ambiente mais aconchegante e acolhedor – estudos comprovam que o contato com plantas aumenta o bem-estar –, elas equilibram temperatura, umidade e qualidade do ar. Nada mau para um lugar que literalmente dá as boas-vindas aos clientes, né?
Comece devagar, colha grandes frutos
Como você pôde ver, tornar a recepção mais verde não só é possível, como dá para começar aos poucos, sem a necessidade de investir uma bolada de dinheiro de uma vez. Com criatividade, um empurrãozinho da tecnologia e uma boa dose de coerência, esse é um passo importante rumo à transformação do empreendimento em um hotel sustentável. Todo mundo agradece: o meio ambiente, pelo impacto menor; o público, pela experiência de um turismo mais consciente; e a marca, pelos avanços em ESG.
E por aí, em que nível está a sustentabilidade? Vocês já aplicam uma ou mais dessas iniciativas? Conte pra nós nos comentários! E, se você se amarra em tendências, assine agora mesmo o Portal do Hoteleiro. É fácil, é rápido, é grátis e sempre tem conteúdo novo (e relevante) disponível!