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5 práticas sustentáveis em hotéis que começam pela recepção

A recepção é, sob muitos aspectos, a espinha dorsal do meio de hospedagem. É ali em que a estada começa e termina, o ponto para o qual os hóspedes recorrem quando precisam de ajuda, o espelho que reflete como o empreendimento enxerga o atendimento ao cliente. Além disso, se utilizado com sabedoria, o espaço pode ser uma baita vitrine de práticas sustentáveis em hotéis, sabia?

Sim, um hotel sustentável não se restringe a projetos grandiosos ou a reformas estruturais complexas. Pequenas mudanças na recepção são capazes de gerar impacto real, enaltecendo um posicionamento de marca que valoriza tanto a experiência do cliente quanto o compromisso com a preservação ambiental.

Que tal tirar um tempinho agora para conferir alguns exemplos de como fazer isso?

1. Redução de papel

Um laptop prateado está aberto sobre uma mesa. Na tela, uma página de login com campos para nome de usuário e senha. Ao lado do laptop, há uma grande pilha de papéis, pastas e documentos. Uma xícara de café e uma calculadora branca estão na frente da pilha. A cena sugere que é possível digitalizar os dados que constam nos papéis, uma iniciativa que compõe as práticas sustentáveis em hotéis.
Abrir mão do papel, substituindo-o por processos digitais sempre que possível, é uma das principais marcas de um hotel sustentável | Crédito: Freepik

Um dos clássicos vilões da sustentabilidade é o uso exagerado e desnecessário do papel. São formulários para preencher e assinar, folhetos com dicas de passeios e atrações que ficam esquecidos na gaveta ou na mala, recibos que acabam se apagando com o tempo. Manter a impressora trabalhando tanto custa dinheiro – e vamos combinar que dá para digitalizar muita coisa e ainda assim ser eficiente, né?

Uma pesquisa realizada pela Gartner mostrou que cerca de 3% do lucro das empresas é gasto com papel, impressão, armazenamento e manutenção de documentos físicos. Ou seja, a redução de papel na hotelaria não ajuda somente a manter uma porção de árvores de pé, como ainda contribui para a redução de custos do próprio hotel.

Essa é uma meta possível de ser atingida com medidas fáceis, tais como:

  • adoção de check-in e checkout online;
  • disponibilização de informações via QR Codes, como cardápios e programação de atividades;
  • envio de notas fiscais e comprovantes por e-mail.

2. Consumo inteligente de energia

A conta de energia elétrica geralmente é uma das mais altas, e a tendência é que continue assim – em 2025, devido aos baixos níveis das hidrelétricas e a outros fatores, o reajuste médio das tarifas deve ficar na casa dos 6,3%. Diante disso, faz sentido pensar em formas de estimular um uso mais consciente.

O primeiro passo costuma ser trocar lâmpadas convencionais por versões LED, que são mais eficientes, mais duráveis e emitem menos calor, diminuindo a necessidade do ar-condicionado. Mas, para levar as práticas sustentáveis em hotéis a outro patamar, existem mais algumas soluções que também podem ser incorporadas.

Entre elas, vale a pena destacar o uso de sensores de presença, que acionam a iluminação em algumas áreas somente quando alguém se aproxima. Do contrário, as lâmpadas se mantêm apagadas para evitar o desperdício. Outra medida que ajuda bastante é investir em janelas e claraboias, que favorecem a entrada de luz natural e reduzem a dependência de eletricidade durante o dia.

Para se tornar um hotel sustentável de verdade, é interessante que os princípios da sustentabilidade norteiem até mesmo a escolha dos eletroeletrônicos do time da recepção: a prioridade deve ser por computadores, TVs e equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, que tenham selo de eficiência, já que isso atesta que o produto oferece desempenho de qualidade a um consumo menor de energia.

3. Coleta seletiva do lixo

Três pessoas estão lado a lado, de frente, com a parte superior do corpo enquadrada. Todas usam camisetas verdes com o símbolo branco de reciclagem. Elas estão movendo duas caixas de reciclagem azuis. A caixa da esquerda contém papelão e rolos de papel; a da direita está cheia de papéis. A imagem visa ilustrar a importância do incentivo ao descarte correto do lixo em um hotel sustentável.
Incentivar a reciclagem e o descarte do lixo da maneira correta figuram entre as melhores práticas sustentáveis em hotéis. Embora simples, a iniciativa traz ganhos significativos e passa uma mensagem poderosa de preocupação ambiental | Crédito: Freepik

O cliente cruza a porta de entrada e, logo que chega, nota a presença de lixeiras de coleta seletiva na área da recepção. A mensagem transmitida pelo hotel é cristalina: “lugar de lixo é no lixo – mas aqui cada lixo tem um lugar certo”. Essa é uma forma básica, porém poderosa, de demonstrar preocupação com o impacto ambiental e de engajar hóspedes e funcionários em um esforço coletivo. Tem só um ponto de atenção: é preciso que as lixeiras venham com uma sinalização clara para minimizar o descarte incorreto.

Melhor ainda se o meio de hospedagem praticar a chamada logística reversa, que consiste em recolher determinados tipos de resíduos para reaproveitá-los de alguma maneira ou, então, para assegurar que o descarte seja ambientalmente seguro – esse é o caso de pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos (como celulares antigos), pneus e embalagens, para citar alguns exemplos.

Essa iniciativa relativamente simples, especialmente se houver o apoio de parceiros locais especializados, combate a poluição, evita a contaminação do solo e da água por descarte inapropriado e faz a economia girar, sendo decisiva para um desenvolvimento econômico e social sustentável.

Dica: os funcionários podem trazer ainda mais visibilidade a ações como essas. Só que, para fugir de discursos engessados ou forçados, que pareçam querer “doutrinar” o cliente, é imprescindível oferecer treinamentos adequados, combinado?

4. Ser coerente na escolha de brindes e materiais

Um hotel sustentável se diferencia dos demais em vários aspectos, inclusive nas pequenas decisões do dia a dia. Por isso, se o empreendimento ainda está na pegada de entregar canetas, bloquinhos ou garrafas plásticas de água como mimos de boas-vindas, chegou a hora de mudar.

Para não tropeçar e acabar caindo naquela famosa expressão “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”, que representa incoerência entre o discurso e a prática, o ideal é substituir esses itens por opções mais alinhadas ao espectro da sustentabilidade – e expandir esse pensamento para toda a operação.

Aqui vão alguns insights:

  • sacolas plásticas à ecobags;
  • canudos plásticos à canudos de inox;
  • garrafas plásticas à copos estilizados ou garrafinhas reutilizáveis;
  • blocos de papel à blocos de papel reciclado;
  • docinhos e quitutes nos quartos à snacks artesanais feitos por produtores locais e, preferencialmente, sem embalagens;
  • shampoo e sabonete em embalagens unitárias à dispensers;
  • cartões de acesso de plástico à chaves digitais via app;
  • guardanapos de papel à guardanapos de tecido;
  • copinhos de café descartáveis (especialmente na recepção) à xícaras de cerâmica.

Tudo isso reforça a “narrativa” do hotel de ser comprometido com escolhas que não agridam (tanto) a natureza. De quebra, comprova que sustentabilidade e foco na experiência do cliente formam uma boa dupla.

5. Apostar em móveis e decoração eco friendly

Uma poltrona com o formato de uma grande folha verde escura, com veios em tom dourado, está no centro de uma sala. Seus pés parecem raízes ou galhos. A poltrona está sobre um tapete estampado, em um chão de madeira. Ao fundo, um armário de madeira, um sofá de couro, quadros na parede e plantas em vasos, incluindo uma grande planta à esquerda, perto de uma janela.
Se o intuito for reduzir ao máximo o impacto na natureza, uma das práticas sustentáveis em hotéis que podem ser adotadas é apostar em móveis com certificações ambientais | Crédito: Freepik

A adesão às práticas sustentáveis em hotéis pode se traduzir também no mobiliário da recepção, viu? No caso de artigos de madeira, o ideal é adquirir móveis com a certificação FSC (Forest Stewardship Council®), que atesta que o processo de produção daquela peça específica foi ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Não à toa, essa é uma das certificações mais respeitadas do mundo.

Ao mesmo tempo, a magia da reciclagem permite transformar objetos aparentemente sem valor – como brinquedos quebrados, garrafas pet e embalagens de cosméticos – em objetos de decoração que se destacam pelo design inovador e pela durabilidade. Para se inspirar, convidamos você a conhecer cinco iniciativas superbacanas que ressignificam o uso do plástico e impedem que ele vá parar no fundo dos oceanos ou em qualquer outro local inapropriado durante seu longo processo de decomposição.

Outra dica para uma recepção mais verde é utilizar plantas naturais como parte do design. Além de elas tornarem o ambiente mais aconchegante e acolhedor – estudos comprovam que o contato com plantas aumenta o bem-estar –, elas equilibram temperatura, umidade e qualidade do ar. Nada mau para um lugar que literalmente dá as boas-vindas aos clientes, né?

Comece devagar, colha grandes frutos

Como você pôde ver, tornar a recepção mais verde não só é possível, como dá para começar aos poucos, sem a necessidade de investir uma bolada de dinheiro de uma vez. Com criatividade, um empurrãozinho da tecnologia e uma boa dose de coerência, esse é um passo importante rumo à transformação do empreendimento em um hotel sustentável. Todo mundo agradece: o meio ambiente, pelo impacto menor; o público, pela experiência de um turismo mais consciente; e a marca, pelos avanços em ESG.

E por aí, em que nível está a sustentabilidade? Vocês já aplicam uma ou mais dessas iniciativas? Conte pra nós nos comentários! E, se você se amarra em tendências, assine agora mesmo o Portal do Hoteleiro. É fácil, é rápido, é grátis e sempre tem conteúdo novo (e relevante) disponível!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi