Ei, leitor! Como você programa as inspeções técnicas nos equipamentos por aí? Elas estão todas em dia? Antes de responder às nossas perguntas, porém, temos uma novidade para te contar: a manutenção preventiva na hotelaria mudou – e mudou para melhor. Com a chegada da Inteligência Artificial (IA) e do método de machine learning, aqueles bons e velhos cronogramas fixos de manutenção, que estipulavam vistorias em intervalos regulares, ficaram para trás. No lugar deles entraram análises em tempo real, que se baseiam em um monte de dados para definir qual é o melhor momento para agendar uma avaliação.
Mas, calma lá, nada disso acontece como em um passe de mágica. Além de treinar a equipe para lidar com as novas tecnologias, é preciso considerar a importância da Internet das Coisas (IoT) no setor e ter ciência de que o uso de recursos tão avançados tem um custo que pode ser elevado. Vamos falar sobre cada um desses aspectos a seguir.
Como a manutenção preventiva na hotelaria funciona na prática?
O novo jeito de lidar com a manutenção preventiva na hotelaria começa com a definição de quais são os equipamentos críticos para a operação do hotel, aqueles que, se sofrerem pane de repente, vão repercutir com mais intensidade entre os hóspedes. Depois disso, é preciso monitorar o desempenho de cada um desses equipamentos. Atualmente, um dos jeitos mais eficazes é por meio da instalação de sensores nos aparelhos, já que assim eles coletam dados como temperatura, consumo de energia, vibração e tempo de uso. Olha a influência da IoT aí!
Com o apoio de softwares e da IA, esses dados são processados continuamente a fim de identificar padrões. Caso algum detalhe chame a atenção por sua anormalidade, alertas automáticos são enviados para sinalizar falhas iminentes e para que os gestores possam programar a devida manutenção. Veja bem: tudo isso acontece antes mesmo de o consumidor perceber que algo possa estar errado.
Quanto mais dados alimentarem os sistemas, mais precisas se tornam as análises e, portanto, melhores são os resultados. Quer um exemplo? Por reunirem o histórico de uso dos equipamentos, os softwares conseguem criar cronogramas de reparo personalizados, inclusive considerando eventuais picos de uso. Legal, né? É como se a manutenção preventiva em hotéis estivesse evoluindo naturalmente à manutenção preditiva.
Vantagens para todo mundo
Fazer pequenos reparos é mais barato do que substituir um equipamento, então a redução de custos desponta como um benefício bem interessante da manutenção preventiva na hotelaria. Além disso, corrigir problemas em um ou mais componentes antes que eles se agravem e virem uma bola de neve prolonga a vida útil dos aparelhos e, em alguns casos, pode até otimizar o consumo de energia elétrica.
Entretanto, a maior vantagem de todas, sem dúvida alguma, é a melhoria da experiência do cliente. Afinal, ter a capacidade de prevenir falhas evita interrupções em serviços essenciais, como um ar-condicionado que não funciona direito na acomodação, e muita dor de cabeça para a empresa no que se refere à insatisfação dos hóspedes. Vale lembrar que, como praticamente tudo hoje é digital, o alcance de uma avaliação negativa de um hotel cresceu bastante e pode interferir na decisão de outras pessoas que estejam procurando um lugar para se hospedarem.
Desafios da manutenção preventiva na hotelaria
Apesar de a tecnologia agilizar muita coisa, é comum encontrar ainda certa resistência ao seu uso. Mesmo porque isso geralmente significa ter de alterar a forma de fazer certas coisas e aprender a mexer em novos sistemas, por exemplo. O melhor caminho para reverter essa situação é investindo em treinamentos regulares para a equipe, de modo que os funcionários não só se sintam mais seguros ao incorporar as novas ferramentas ao cotidiano, mas também compreendam o poder da manutenção preventiva quanto ao sucesso do negócio.
Outro desafio é a integração do software de gestão da manutenção com outros sistemas do hotel, o que pode ser complexo e trazer custos altos: envolve escolher o software mais adequado, adaptar processos e ajustar a cultura organizacional, entre outros fatores. No entanto, a gestão mais eficiente dos ativos, somada ao padrão de excelência oferecido aos hóspedes, tornam a manutenção preventiva na hotelaria um investimento estratégico, que gera retorno a longo prazo.
Como você pode ver, o futuro da manutenção hoteleira já chegou! E você, está pronto para embarcar nessa jornada?