Descubra novas oportunidades de aprendizado em um espaço dedicado aos desafios e inovações da hotelaria.FAÇA O SEU CADASTROFAÇA O SEU CADASTROInformações objetivas sobre as melhores práticas do mercado nos vários segmentos da hotelaria.Faça seu cadastro para acessar gratuitamente nossa área exclusiva.FAÇA O SEU CADASTRO
ABIH-SP apresenta a 57ª edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, referente a março/25. Esta ação nasceu em Julho/2020, com o objetivo principal de a entidade produzir seus próprios dados e compará-los com outras fontes. E assim, poder monitorar com autonomia e precisão a...
Atribuir um preço a um produto ou serviço é mais difícil do que parece. Vamos pegar como exemplo a precificação do cardápio em restaurantes de hotel. Se o foco recai exclusivamente sobre a margem de lucro, corre-se o risco de assustar o consumidor com os valores elevados dos pratos...
“Quando você sai , o que você leva na memória?”, questionou Thaís Pauluci, consultora hoteleira para governança e uma das estrelas de um dos episódios mais recentes do videocast realizado pelo Portal do Hoteleiro. O tema em pauta era a importância da governança hoteleira – mais especificamente, a importância...
Em novembro de 2020 o Brasil conheceu aquela que se tornaria a forma de pagamento queridinha da maioria das pessoas: o Pix. A instantaneidade, a disponibilidade 24 horas e a desburocratização trazidas pela ferramenta aceleraram o declínio do dinheiro físico, que já estava caindo em desuso devido à praticidade...
*Artigo assinado por Patrícia Ventura, fundadora da VB Consultoria Hoteleira*
A crescente variedade de canais digitais e a velocidade trazida pelos dispositivos móveis elevaram as expectativas dos hóspedes, tornando-os mais exigentes. Por isso, nunca foi tão importante falar sobre comunicação na hotelaria, cuja eficácia conduz à excelência, impacta positivamente a...
*Artigo assinado por Hubber Clemente, hoteleiro com 25 anos de experiência, fundador e CEO da AFROTURISMO HUB, conselheiro do Quilombo Aéreo, colunista e palestrante engajado com os temas diversidade e inclusão no turismo*
Já que a maioria da população brasileira – 56,7%, segundo dados de 2024 da Pesquisa Nacional...
Por trás de todas as operações de um hotel existe uma série de pessoas mexendo os pauzinhos e fazendo as coisas acontecerem. Embora nem sempre o hóspede se atente a isso, definindo sua experiência simplesmente como boa ou ruim, o fato é que a excelência (ou não) da estada...
Compreender o ciclo de vida dos produtos em estoque é mais do que uma questão de organização; é uma estratégia que assegura a qualidade, minimiza o desperdício e dá um empurrãozinho em direção a uma margem de lucro maior. Por isso, nossa dica é: faça uma visita ao almoxarifado...
A fim de proporcionar um atendimento diferenciado, a equipe que trabalha na recepção deve estar preparada para lidar com praticamente qualquer coisa, inclusive – e principalmente – com a imprevisibilidade do dia a dia. E uma das formas de fazer isso é tendo procedimentos de emergência em hotéis bem...
*Artigo assinado por Sivanildo Gomes, especialista com quase 30 anos de experiência em gestão de manutenção hoteleira, criador da Metodologia 1996, fundador da empresa Manutenção Pró-Hoteleira e professor*
A gestão de manutenção hoteleira desempenha um papel crucial na conservação do patrimônio do meio de hospedagem e tem impacto direto nos...
A famosa frase “imprevistos acontecem” tem espaço cativo na hotelaria. Um voo cancelado, uma emergência familiar ou um compromisso inadiável, capaz de mudar toda uma agenda, são exemplos de que às vezes nem tudo sai de acordo com os planos. Por isso, quanto mais flexíveis forem as políticas de...
“Inundações do Rio Grande do Sul”, “onda de calor excessivo”, “Furacão Milton”: segundo o relatório anual do Google, essas foram algumas das pesquisas mais feitas pelos brasileiros em 2024. Deu para perceber o que elas têm em comum, né? As três são reflexos das mudanças climáticas e fazem menção...