quarta-feira, 29 janeiro,2025
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2 ferramentas para controle de estoque que vão melhorar a gestão no seu hotel

Para que um hotel atinja a excelência, todas as suas áreas devem estar em sintonia – mesmo aquelas em que os hóspedes dificilmente pensam, como o estoque. E olha que essa é uma das mais importantes, hein? Imagine um lugar que não utiliza ferramentas para controle de estoque: corre-se o risco de alguns pratos do cardápio ficarem indisponíveis pela falta de ingredientes, de não haver roupas de cama e banho suficientes na alta temporada ou de algumas acomodações não serem contempladas com kits de amenidades, por exemplo. Um caos, né?

Pois é, fazer a gestão do estoque é uma tarefa complexa e que exige precisão. Hoje, porém, só passa sufoco com isso quem quer: a tecnologia veio para otimizar todo esse processo, garantindo que os hotéis possam oferecer serviços impecáveis enquanto controlam os custos – porque, afinal, cuidar do estoque é cuidar do dinheiro.

Selecionamos para este post duas ferramentas para controle de estoque. Implementá-las pode ter um custo inicial alto, é verdade, mas ambas reduzem drasticamente o desperdício, trabalham em prol da eficiência operacional e previnem interrupções no fornecimento, entre outras vantagens. Confira!

Ferramentas para controle de estoque que você precisa conhecer

1. Identificação por Radiofrequência (RFID)

Tá a fim de otimizar a gestão de estoque no seu hotel? Então aposte na tecnologia RFID | Crédito: Freepik
Tá a fim de otimizar a gestão de estoque no seu hotel? Então aposte na tecnologia RFID | Crédito: Freepik

A tecnologia RFID é uma das formas mais eficazes de gerenciar o inventário. Funciona mais ou menos assim: cada um dos produtos recebe um tipo de etiqueta eletrônica, a qual, por sua vez, é equipada com um microchip e uma pequena antena. Por meio de ondas de rádio, e com o auxílio de um leitor específico, essas tags transmitem informações preciosas em tempo real, como localização dentro do hotel e quantidade.

Só isso já explicaria por que não faz mais sentido que a gestão do estoque seja feita manualmente. Mas tem mais um detalhe: não é preciso escanear cada produto individualmente; dá para fazer isso com diversos de uma vez – até centenas – em questão de segundos. Ou seja, é um jeito de economizar tempo e de evitar erros de contagem.

Além de rastrear os produtos, a tecnologia RFID se enquadra como uma ótima ferramenta para controle de estoque por indicar se algum item está perto da data de vencimento, em algum local incomum ou com um nível inadequado. O resultado disso? Prevenção contra desperdício, furtos e extravios.

2. Internet das Coisas (IoT)

Por apresentarem uma análise supercompleta do inventário, os recursos da IoT estão entre as melhores ferramentas para controle de estoque | Crédito: Freepik
Por apresentarem uma análise supercompleta do inventário, os recursos da IoT estão entre as melhores ferramentas para controle de estoque | Crédito: Freepik

Embora muita gente já fale sobre isso, nem todo mundo sabe o que significa, de fato, Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Conforme uma descrição que nós mesmos demos em um post anterior, esse é um conceito que se refere a dispositivos que fazem parte do nosso dia a dia e se conectam à internet, como é o caso da Alexa. Inclusive, fica a nossa dica de leitura: IoT na hotelaria: o que é e por que favorece a experiência do hóspede.

Se você está se perguntando como isso pode figurar como uma ferramenta para o controle de estoque, prepare-se para se surpreender. A grande missão da IoT, digamos assim, é a automação – e uma de suas inúmeras aplicações no setor hoteleiro envolve justamente a gestão do inventário. Aqui, o pulo do gato é utilizar sensores para monitorar o estoque de modo inteligente.

Esses sensores podem ser instalados em prateleiras e geladeiras, por exemplo, para mensurarem a quantidade de produtos. Sempre que os níveis de um item baixarem, alertas serão enviados para que pedidos de reposição sejam feitos no tempo certo. De quebra, fiscalizam temperatura e umidade do ambiente a fim de garantir que os produtos – sobretudo alimentos e bebidas – estejam sendo armazenados nas condições ideais.

A coleta de cada uma dessas informações também rola em tempo real e pode ser integrada aos sistemas de gestão, com atualização instantânea. E tem um bônus: como tudo o que os sensores captam se transforma em dados, isso é uma mina de ouro para os gestores, que podem se basear no histórico para prever demandas. Conclusão: a área ganha em eficiência e redução de custos, já que assim evita excessos e falta de determinado produto, ao passo que o hóspede ganha em satisfação.

Quais ferramentas para controle de estoque você já utiliza no seu hotel? Compartilhe nos comentários para que a gente possa trocar ideias!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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