quarta-feira, 29 janeiro,2025
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3 estratégias para fortalecer a estrutura organizacional de um hotel

A estrutura organizacional de um hotel é o alicerce para uma operação eficiente. Com ela, é possível preparar a equipe para resolver imprevistos de forma rápida e certeira, garantindo que a experiência do hóspede não seja prejudicada. Alcançar esse nível de excelência não é nada de outro mundo: exige planejamento e dedicação, mas está ao alcance de qualquer gestor.

Neste post vamos ressaltar três pilares essenciais para a construção de uma estrutura sólida. Colocar tudo isso em prática pode até ser trabalhoso, mas a gente garante uma coisa: os resultados são excepcionais para o negócio.

1. Reveja processos internos

A primeira sugestão é analisar cada um dos processos internos e verificar se faz sentido eles continuarem como estão ou se devem ser alterados. A ideia é identificar se há fluxos de trabalho redundantes ou com etapas desnecessárias que estejam gerando gargalos. Automatizar tarefas repetitivas pode ser um dos caminhos, já que permite que as pessoas foquem em questões mais estratégicas, reduz as chances de erro e ainda acelera o tempo de execução.

Outra dica para aprimorar a estrutura organizacional de um hotel é criar e implementar padrões que possam ser adotados em algumas áreas-chave. Essa medida não apenas garante consistência em todas as atividades, como ainda ajuda a manter um padrão de qualidade elevado. Muito bom, não? Só que, para alcançar este objetivo, é preciso que a equipe receba treinamentos com frequência e que seu feedback seja levado em conta, uma vez que quem está na linha de frente sabe o que funciona ou não na prática.

Também ajuda bastante ter indicadores de desempenho bem definidos, os chamados KPIs (Key Performance Indicator), que sinalizam se os resultados que o hotel vem obtendo estão dentro do esperado.

2. Aposte em equipes multidisciplinares

Equipes multidisciplinares se complementam e alavancam o negócio. Não à toa, são um dos pilares da estrutura organizacional de um hotel | Crédito: Freepik
Equipes multidisciplinares se complementam e alavancam o negócio. Não à toa, são um dos pilares da estrutura organizacional de um hotel | Crédito: Freepik

Nem sempre é fácil atrair e reter talentos em uma empresa – inclusive, a gente falou disso nesse post. No entanto, se a meta for conquistar um time top de linha, lembre-se dessas palavras mágicas: quanto mais heterogênea for a equipe, melhor. Junte em uma mesma sala pessoas com diferentes expertises e perfis e o que se tem são diversos pontos de vista para lidar com problemas e, o mais importante de tudo, inovar. Já parou para pensar nisso?

De quebra, fomentar a colaboração entre os departamentos fortalece a estrutura organizacional de um hotel, contribui para o engajamento dos funcionários e intensifica a capacidade de flexibilidade e adaptação do empreendimento. E isso é percebido pelo hóspede, viu?

3. Use e abuse de ferramentas digitais

Uma das formas de potencializar a estrutura organizacional de um hotel é recorrer aos inúmeros recursos tecnológicos, mestres na arte de descomplicar tarefas. Entre eles, destaque para a utilização de um sistema de gerenciamento de propriedade (PMS, na sigla em inglês), software que funciona como a espinha dorsal da administração hoteleira, automatizando reservas e integrando os dados em um único sistema.

Além disso, não pense duas vezes em investir em ferramentas de Business Intelligence, cuja análise criteriosa de dados facilita a identificação de oportunidades de negócio e o monitoramento do desempenho do hotel. Nem é preciso dizer que esses insights são mais que bem-vindos em momentos de decisões estratégicas, né?

Tem espaço para mais dica aí? Pois pode ser interessante aderir a ferramentas como Trello ou Asana para gerenciar projetos e tarefas, bem como para ter uma visão macro das demandas da equipe. Ao mesmo tempo, plataformas de videoconferência funcionam muito bem para reuniões virtuais e para melhorar a comunicação interna.

De modo geral, a estrutura organizacional de um hotel tem tudo a ver com sinergia entre processos e equipe. Como você trabalha isso por aí? Conte para nós!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

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