quinta-feira, 30 janeiro,2025
No menu items!
InícioEditoriasCompras3 estratégias de negociação para hotéis para turbinar os resultados

3 estratégias de negociação para hotéis para turbinar os resultados

O fato de a hotelaria ser um setor tão dinâmico e competitivo explica, por si só, por que é tão importante ter um bom relacionamento com fornecedores. As coisas não só fluem melhor internamente, uma vez que há consistência na prestação de serviços, como também é perceptível o impacto disso na experiência do hóspede.

Se a ideia é atrair parceiros comerciais valiosos, este post é para você! Basta colocar em prática as três estratégias de negociação para hotéis a seguir.

1. Foco em parcerias de longo prazo

Acima de tudo, deve haver confiança no fornecedor e na qualidade daquilo que ele entrega. É preciso que haja um alinhamento de objetivos (e expectativas) entre ambas as partes, o que só é possível por meio de uma relação próxima e do compartilhamento de informações estratégicas.

Parcerias sólidas e estáveis são vantajosas porque, em momentos de crise, os problemas são resolvidos mais rápido e caem as chances de sofrer com escassez de materiais ou aumento súbito da demanda. Além disso, por conhecerem a fundo as necessidades do hotel, os fornecedores podem desenvolver soluções sob medida.

É ou não uma das principais estratégias de negociação para hotéis?

2. Negociações win-win

Uma das melhores estratégias de negociação para hotéis é apostar em soluções win-win, em que todo mundo ganha | Crédito: Freepik
Uma das melhores estratégias de negociação para hotéis é apostar em soluções win-win, em que todo mundo ganha | Crédito: Freepik

A tradução de win-win é, literalmente, ganha-ganha – e ela não podia ser mais certeira. Esta é uma das melhores estratégias de negociação para hotéis, já que visa chegar a um acordo que seja vantajoso para todo mundo.

Isso, porém, exige transparência. Do lado do hotel, significa abrir o jogo quanto às previsões de demanda e às principais lacunas que o fornecedor deve preencher. Só assim ele consegue assegurar o fluxo de negócios, adaptar seus serviços às necessidades do cliente e garantir uma logística eficaz.

3. Otimização da cadeia de suprimentos

Olhar para a cadeia de suprimentos é certificar-se de ter todos os recursos para a operação: alimentos, bebidas, produtos de limpeza, equipamentos. Como já vimos neste post, usar softwares para controlar o estoque ajuda demais, inclusive para evitar desperdícios (de dinheiro também!).

Consolidar as compras em menos parceiros comerciais é uma boa, pois reduz a complexidade e eleva o poder de negociação. Assim, o hotel proporciona um serviço de excelência, gasta menos por isso e ainda vê sua competitividade disparar.

E você, já conhecia essas estratégias de negociação para hotéis?

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

×