Agenda trimestral
O Portal do Hoteleiro preparou uma agenda de temas estratégicos para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2025, com base em uma pesquisa detalhada realizada junto aos principais veículos de comunicação especializados no setor hoteleiro de nove países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Esta pesquisa permitiu identificar as principais tendências e necessidades de conteúdo para os profissionais da área, garantindo que cada tema abordado seja relevante e atualizado.
Os leitores do Portal do Hoteleiro estão convidados a sugerir temas adicionais para as próximas edições. Para participar, basta estar credenciado no portal, garantindo acesso exclusivo e a possibilidade de colaborar na construção de uma plataforma que atende às necessidades reais do mercado de hospitalidade.
Outubro/2025
Governança
A importância de consumir informação de qualidade para alcançar uma administração hoteleira eficiente
Manutenção
Como elaborar um plano anual de manutenção para hotéis
A&B – Alimentos e Bebidas
Fortalecimento do “hotel dining”, tendência de restaurantes de hotéis se tornarem parte do motivo para visitar determinado destino
Marketing e Vendas
Linhas de crédito: orientação para hoteleiros encontrarem opções de financiamento altamente atrativas
Reservas
O poder do “pós-reserva”: boas práticas entre a confirmação e o check-in
Recepção
Recepção como hub de experiências: sugestões para transformar o front desk em um ponto estratégico de curadoria
Eventos
Dicas práticas de como organizar festas de Réveillon em hotéis
Recursos Humanos
Como o uso de plataformas digitais como a CVRec ajudam o setor na divulgação de vagas de emprego, triagem e seleção de candidatos
Estoque
Por dentro da metodologia japonesa 5S, que visa tornar os espaços mais limpos, seguros e eficientes
Compras
A revolução dos marketplaces B2B na hotelaria, a exemplo da plataforma de compras coletivas Solution4Hotel
Tecnologia
O que muda com o uso de aplicativos na operação hoteleira
Associativismo
Cases/exemplos reais de como as entidades setoriais contribuem para a superação de desafios e para o crescimento das empresas
Novembro/2025
Governança
O impacto emocional do trabalho em governança hoteleira, dando visibilidade ao lado emocional e humano da rotina
Manutenção
O que muda no trabalho de manutenção no turno da noite
A&B – Alimentos e Bebidas
Checklists e rotinas que facilitam o fechamento da cozinha no fim do turno
Marketing e Vendas
Marketing sensorial: como aromas, sons e texturas no atendimento viram argumentos de venda
Reservas
Vantagens de aderir a “reservas conscientes”, disponibilizando tarifas “verdes” e permitindo que o hóspede personalize sua estada de modo sustentável
Recepção
Possibilidade de integrar dados previamente coletados sobre os hóspedes para ajustar o quarto já no momento da chegada
Eventos
Como o time operacional pode contribuir para o êxito de eventos temáticos, garantindo que a imersão seja a melhor possível, do cenário ao serviço prestado
Recursos Humanos
Diversidade geracional: estratégias para integrar equipes compostas por baby boomers, millennials e geração Z, destacando os pontos fortes de cada grupo
Estoque
Treinamento relâmpago: estratégias para capacitar rapidamente o time operacional, especialmente em alta temporada ou turnos extras
Compras
O que está por trás das compras “invisíveis” que encantam o cliente mesmo sem ele perceber conscientemente
Tecnologia
Principais benefícios de sistemas de gestão hoteleira baseados em nuvem
Associativismo
Condições de trabalho mais justas: o que o associativismo tem a ver com isso?
Dezembro/2025
Governança
Como separar papéis em empreendimentos familiares, explorando a necessidade de definir funções, metas e regras para evitar conflitos e garantir a continuidade do negócio
Manutenção
Adoção do “gêmeo digital”, prática que consiste em criar uma réplica virtual da infraestrutura do hotel para simular falhas e testar soluções
A&B – Alimentos e Bebidas
Tendências que impactam profundamente hotéis e restaurantes
Marketing e Vendas
Crescimento do marketing de experiência, que coloca os hóspedes no centro da comunicação e entrega experiências imersivas, construindo uma conexão poderosa
Reservas
Vantagens de trabalhar com reservas modulares, deixando nas mãos do hóspede a personalização do pacote/estada
Recepção
Como ter uma “recepção híbrida”, que equilibra atendimento presencial com ferramentas digitais para otimizar o tempo e reduzir filas
Eventos
Neuroeventos: como a ciência do cérebro pode redesenhar experiências
Recursos Humanos
Como os hotéis podem criar programas de recrutamento e capacitação voltados a pessoas neurodivergentes
Estoque
O estoque como laboratório de inovação: como alguns hotéis testam novos insumos no estoque antes de escalar para todos os hóspedes
Compras
Por que vale a pena ir em busca de fornecedores de amenities diferenciados?
Tecnologia
Foco em inovações que simplificam a experiência do hóspede, priorizando usabilidade e praticidade
Associativismo
Você conhece os direitos de quem trabalha na hotelaria?