segunda-feira, 20 outubro,2025
No menu items!

Agenda

Agenda

Agenda trimestral

O Portal do Hoteleiro preparou uma agenda de temas estratégicos para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2025, com base em uma pesquisa detalhada realizada junto aos principais veículos de comunicação especializados no setor hoteleiro de nove países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Esta pesquisa permitiu identificar as principais tendências e necessidades de conteúdo para os profissionais da área, garantindo que cada tema abordado seja relevante e atualizado.

Os leitores do Portal do Hoteleiro estão convidados a sugerir temas adicionais para as próximas edições. Para participar, basta estar credenciado no portal, garantindo acesso exclusivo e a possibilidade de colaborar na construção de uma plataforma que atende às necessidades reais do mercado de hospitalidade.

Outubro/2025

Governança
A importância de consumir informação de qualidade para alcançar uma administração hoteleira eficiente

Manutenção
Como elaborar um plano anual de manutenção para hotéis

A&B – Alimentos e Bebidas
Fortalecimento do “hotel dining”, tendência de restaurantes de hotéis se tornarem parte do motivo para visitar determinado destino

Marketing e Vendas
Linhas de crédito: orientação para hoteleiros encontrarem opções de financiamento altamente atrativas

Reservas
O poder do “pós-reserva”: boas práticas entre a confirmação e o check-in

Recepção
Recepção como hub de experiências:  sugestões para transformar o front desk em um ponto estratégico de curadoria

Eventos
Dicas práticas de como organizar festas de Réveillon em hotéis

Recursos Humanos
Como o uso de plataformas digitais como a CVRec ajudam o setor na divulgação de vagas de emprego, triagem e seleção de candidatos

Estoque
Por dentro da metodologia japonesa 5S, que visa tornar os espaços mais limpos, seguros e eficientes

Compras
A revolução dos marketplaces B2B na hotelaria, a exemplo da plataforma de compras coletivas Solution4Hotel

Tecnologia
O que muda com o uso de aplicativos na operação hoteleira

Associativismo
Cases/exemplos reais de como as entidades setoriais contribuem para a superação de desafios e para o crescimento das empresas

 

Novembro/2025

Governança
O impacto emocional do trabalho em governança hoteleira, dando visibilidade ao lado emocional e humano da rotina

Manutenção
O que muda no trabalho de manutenção no turno da noite

A&B – Alimentos e Bebidas
Checklists e rotinas que facilitam o fechamento da cozinha no fim do turno

Marketing e Vendas
Marketing sensorial: como aromas, sons e texturas no atendimento viram argumentos de venda

Reservas
Vantagens de aderir a “reservas conscientes”, disponibilizando tarifas “verdes” e permitindo que o hóspede personalize sua estada de modo sustentável

Recepção
Possibilidade de integrar dados previamente coletados sobre os hóspedes para ajustar o quarto já no momento da chegada

Eventos
Como o time operacional pode contribuir para o êxito de eventos temáticos, garantindo que a imersão seja a melhor possível, do cenário ao serviço prestado

Recursos Humanos
Diversidade geracional: estratégias para integrar equipes compostas por baby boomers, millennials e geração Z, destacando os pontos fortes de cada grupo

Estoque
Treinamento relâmpago: estratégias para capacitar rapidamente o time operacional, especialmente em alta temporada ou turnos extras

Compras
O que está por trás das compras “invisíveis” que encantam o cliente mesmo sem ele perceber conscientemente

Tecnologia
Principais benefícios de sistemas de gestão hoteleira baseados em nuvem

Associativismo
Condições de trabalho mais justas: o que o associativismo tem a ver com isso?

 

Dezembro/2025

Governança
Como separar papéis em empreendimentos familiares, explorando a necessidade de definir funções, metas e regras para evitar conflitos e garantir a continuidade do negócio

Manutenção
Adoção do “gêmeo digital”, prática que consiste em criar uma réplica virtual da infraestrutura do hotel para simular falhas e testar soluções

A&B – Alimentos e Bebidas
Tendências que impactam profundamente hotéis e restaurantes

Marketing e Vendas
Crescimento do marketing de experiência, que coloca os hóspedes no centro da comunicação e entrega experiências imersivas, construindo uma conexão poderosa

Reservas
Vantagens de trabalhar com reservas modulares, deixando nas mãos do hóspede a personalização do pacote/estada

Recepção
Como ter uma “recepção híbrida”, que equilibra atendimento presencial com ferramentas digitais para otimizar o tempo e reduzir filas

Eventos
Neuroeventos: como a ciência do cérebro pode redesenhar experiências

Recursos Humanos
Como os hotéis podem criar programas de recrutamento e capacitação voltados a pessoas neurodivergentes

Estoque
O estoque como laboratório de inovação: como alguns hotéis testam novos insumos no estoque antes de escalar para todos os hóspedes

Compras
Por que vale a pena ir em busca de fornecedores de amenities diferenciados?

Tecnologia
Foco em inovações que simplificam a experiência do hóspede, priorizando usabilidade e praticidade

Associativismo
Você conhece os direitos de quem trabalha na hotelaria?