domingo, 29 junho,2025
No menu items!

Agenda

Agenda

Agenda trimestral

O Portal do Hoteleiro preparou uma agenda de temas estratégicos para os meses de maio, junho e julho de 2025, com base em uma pesquisa detalhada realizada junto aos principais veículos de comunicação especializados no setor hoteleiro de nove países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Esta pesquisa permitiu identificar as principais tendências e necessidades de conteúdo para os profissionais da área, garantindo que cada tema abordado seja relevante e atualizado.

Os leitores do Portal do Hoteleiro estão convidados a sugerir temas adicionais para as próximas edições. Para participar, basta estar credenciado no portal, garantindo acesso exclusivo e a possibilidade de colaborar na construção de uma plataforma que atende às necessidades reais do mercado de hospitalidade.

Maio/ 2025

Governança
ESG: o que é e como aplicar as melhores práticas na hotelaria

Manutenção
Checklist essencial de manutenção preventiva para quartos de hotel

A&B – Alimentos e Bebidas
Engenharia de cardápio: o que é, como aplicar e por que o método pode favorecer a rentabilidade de bares e restaurantes

Marketing e Vendas
Como construir uma marca forte no setor hoteleiro

Reservas
Overbooking estratégico: como equilibrar ocupação máxima sem prejudicar a experiência do hóspede

Recepção
Microexperiências na recepção: pequenos detalhes que causam um primeiro impacto memorável

Eventos
Tendências e desafios do mercado de eventos corporativos em 2025

Recursos Humanos
Muito além da hospitalidade: o papel dos hotéis no atendimento a demandas pontuais dos hóspedes

Estoque
Como treinar a equipe para obter uma gestão de estoque eficiente

Compras
Procurement: o que é, principais atividades, como pode ajudar no setor de Compras e benefícios proporcionados para a empresa/hotel

Tecnologia
Utrippay, a primeira adquirência do Brasil criada exclusivamente para a hotelaria

Associativismo
Cases/exemplos reais de como as entidades setoriais contribuem para a superação de desafios e para o crescimento das empresas

Junho/ 2025

Governança
A importância de promover uma cultura organizacional que valorize a diversidade e a inclusão em todos os níveis

Manutenção
Como o paisagismo e a manutenção de áreas externas influenciam na percepção de qualidade por parte do hóspede

A&B – Alimentos e Bebidas
Estratégias para aumentar a receita do(s) restaurante(s) mesmo fora da alta temporada

Marketing e Vendas
Otimização SEO para sites de hotéis: dicas para aumentar a visibilidade online, atrair visitantes orgânicos e gerar mais reservas

Reservas
Pacotes e ofertas especiais: insights para criar combos de hospedagem atrativos em períodos de baixa ocupação

Recepção
Indicadores e feedbacks para avaliar o desempenho da equipe de recepção

Eventos
Aspectos e estratégias fundamentais para tornar os eventos mais inclusivos

Recursos Humanos
O que a área de RH pode fazer para promover a diversidade nas empresas

Estoque
Gestão de estoque para pequenos hotéis e pousadas: boas práticas para quem ainda não tem muitos recursos

Compras
Dicas de negociação para obter descontos e condições especiais na hotelaria

Tecnologia
iComo a gamificação pode engajar funcionários e hóspedes

Associativismo
Panorama: como o associativismo fortalece os pequenos hotéis e permite que eles compitam com grandes redes hoteleiras

Julho/ 2025

Governança
A força da governança corporativa em momentos de crise

Manutenção
Como elaborar um plano anual de manutenção para hotéis

A&B – Alimentos e Bebidas
Campanha global “Plastic Free” e práticas sustentáveis nos serviços de alimentação e hospedagem

Marketing e Vendas
E-mail marketing inteligente para hotéis: como construir relacionamento antes e depois da estada

Reservas
Central de reservas: a importância de estruturar um atendimento de alto padrão

Recepção
Qual é o perfil ideal do recepcionista de hotel?

Eventos
Métricas e KPIs que permitem medir o sucesso de um evento

Recursos Humanos
Os diferentes estilos de liderança e suas principais características

Estoque
Recomendações gerais e melhores estratégias para a gestão de estoque voltada a eventos corporativos e sociais realizados no hotel

Compras
Como usar Big Data nas compras para a hotelaria e tomar decisões baseadas em análises de mercado

Tecnologia
Vantagens e desafios dos sistemas de gestão hoteleira baseados em nuvem

Associativismo
Os benefícios para a carreira gerados pela participação ativa em uma associação hoteleira

 

Relembre as pautas do último trimestre

Governança

Fevereiro: transparência e conformidade, os segredos de um hotel de sucesso

Março: por que a área de governança hoteleira é o coração do hotel?

Abril: governança digital e a gestão eficaz de dados e novas tecnologias

Manutenção

Fevereiro: como escolher um profissional de manutenção hoteleira

Março: dicas para aderir à sustentabilidade nas operações de manutenção

Abril: gestão de manutenção hoteleira por um expert no assunto

A&B – Alimentos e Bebidas

Fevereiro: como instaurar uma cultura de alimentação saudável

Março: experiências gastronômicas personalizadas

Abril: precificação do cardápio em restaurantes de hotel

Marketing e Vendas

Fevereiro: a coleta de dados e a personalização do atendimento

Março: tendências de marketing digital que potencializam os resultados

Abril: dicas práticas que melhoram a comunicação na hotelaria

Reservas

Fevereiro: por que vale a pena se render aos sistemas de reservas inteligentes

Março: tendências em políticas de cancelamento

Abril: paridade tarifária em hotéis

Recepção

Fevereiro: como evitar fraudes e garantir a autenticidade de documentos no check-in

Março: as vantagens do uso de chatbots no atendimento ao cliente

Abril: procedimentos de emergência em hotéis

Eventos

Fevereiro: os benefícios de apostar em eventos híbridos

Março: exemplos de experiências imersivas em eventos

Abril: a relevância crescente da sustentabilidade aplicada à realização de eventos

Recursos Humanos

Fevereiro: como identificar profissionais com perfil de liderança

Março: iniciativas que ajudam a evitar o burnout entre os funcionários

Abril: desafios e caminhos para estimular a equidade racial na hotelaria

Estoque

Fevereiro: a automação de inventário e seus benefícios estratégicos

Março: como encontrar o equilíbrio entre estoque mínimo e estoque de segurança

Abril: gerenciamento do ciclo de vida dos produtos

Compras

Fevereiro: digitalização dos processos de compras

Março: sourcing sustentável e os critérios para a escolha de fornecedores

Abril: como melhorar a gestão de fornecedores e potencializar a performance

Tecnologia

Fevereiro: atributos dos hotéis inteligentes que estão redefinindo a hospitalidade

Março: cibersegurança em hotéis

Abril: como viabilizar pagamentos digitais em hotéis

Associativismo

Fevereiro: o poder da automotivação no sucesso profissional

Março: oportunidades de negócios para 2025 no mercado hoteleiro brasileiro

Abril: a importância do RSVP e a exacerbação do individualismo