quinta-feira, 30 janeiro,2025
No menu items!
InícioEditoriasGovernançaAdministração hoteleira: 3 estratégias para se destacar no mercado

Administração hoteleira: 3 estratégias para se destacar no mercado

Não existe uma receita pronta de como fazer um hotel ser bem-sucedido, já que isso depende de uma série de variáveis. O que dá para fazer é estudar as melhores práticas e garantir que a administração hoteleira seja a mais eficiente possível. Essa eficiência vem acompanhada de benefícios como aumento da competitividade, redução de atrasos e desperdícios e maior satisfação de hóspedes e colaboradores.

Uma boa administração hoteleira é composta por três pilares essenciais. E aqui tem tudo o que você precisa saber sobre eles.

1. Metodologias ágeis

A definição de metodologias ágeis é exatamente o que o nome diz: práticas que visam agilizar as entregas – mas não a qualquer custo. A meta é adotar processos que sejam ao mesmo tempo flexíveis e colaborativos, sempre de olho nos melhores resultados.

Há alguns tipos de metodologias que podem simplificar a administração hoteleira. Um deles é o método Kanban, que utiliza um quadro com colunas para organizar todas as tarefas, facilitando a visualização do trabalho. Uma estrutura típica contempla uma coluna com ações que devem ser executadas, outra com atividades em andamento e uma terceira para tarefas finalizadas, por exemplo. À medida que as atividades progridem, elas são movidas para outra coluna.

2. Fortalecimento da cultura organizacional

Quando há um senso de pertencimento entre os colaboradores, tudo flui de maneira mais suave. Portanto, vale a pena garantir que haja um alinhamento entre os valores e objetivos do hotel e da equipe.

Uma cultura organizacional forte envolve uma comunicação transparente com o time, metas claras, investimento em capacitações, feedbacks regulares e programas de reconhecimento. Não se esqueça: manter a moral elevada é manter a satisfação do hóspede lá em cima.

3. Foco na sustentabilidade

Em 2022, uma pesquisa da Booking.com revelou que 23% dos entrevistados optaram por destinos mais próximos para reduzir a pegada de carbono, enquanto a procura por hotéis sustentáveis cresceu entre 70% dos viajantes.

Práticas sustentáveis se tornaram necessidades estratégicas e, por isso, devem ser incorporadas à administração hoteleira. Anote aí: utilizar painéis solares, eliminar garrafinhas plásticas, aderir à reciclagem e ter uma gestão consciente da água são bons exemplos.

Comente aqui como é a administração hoteleira ideal para você!

Bruna Dinardi
Author: Bruna Dinardi

×